Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESTAQUE NACIONAL

Segurança Pública do Amapá apresenta trajetória histórica de avanços na redução de crimes violentos reconhecida pelo Ministério da Justiça

Informações apontam que, em 2025, o Amapá alcançou no CVLI o menor índice, em 15 anos, com 150 vítimas no período de janeiro a setembro.

Por Marcelle Corrêa
03/10/2025 10h45
Policiamento aéreo, terrestre e fluvial garantidos pelos investimentos do Governo do Amapá

Com as políticas de integração das forças de segurança pública e investimentos em efetivo, tecnologia e treinamentos, o Governo do Amapá segue consolidando resultados expressivos ao longo dos últimos dois anos, com avanços confirmados por dados oficiais do Ministério da Justiça. De acordo com os indicadores, o estado registrou mais uma vez quedas significativas em Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), como homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

As informações apontam que, em 2025, o estado alcançou o menor índice em 15 anos, com 150 vítimas, no período de janeiro a setembro. A série histórica mostra que, picos de violência foram atingidos, em 2018, com 256 vítimas, e, novamente em 2023, quando o estado registrou 270 casos. A Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública do Amapá (Sejusp), acrescentou que no final de 2022 e início de 2023, o estado assinalou um momento acentuado no cometimento de crimes, devido ao confronto entre os grupos criminosos rivais.

Porém, já a partir de março de 2023, após identificada a causa principal desses crimes e adotadas as estratégias certeiras com estudos dos setores de inteligência, foram deflagradas operações para reprimir os delitos. Para a Sejusp, os números refletem não apenas a redução da criminalidade, mas também a eficiência das estratégias adotadas pelo Governo do Amapá e evidencia um modelo de gestão que alia firmeza no enfrentamento ao crime e responsabilidade social, refletindo em mais segurança e confiança para a população amapaense.

Investigações mais robustas garantem prisões e resoluções de casos cotidianamente

De acordo o o delegado Cézar Vieira, secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, os resultados são fruto de uma política integrada que envolve investimentos em tecnologia, qualificação das forças policiais, fortalecimento da inteligência e operações conjuntas com órgãos federais e municipais.

Secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública

“Esse é um trabalho que começou em um momento de crise. Quando assumimos a gestão, foi necessário atuar dia e noite, com o empenho de todos os integrantes da segurança pública. Houve união de esforços, comprometimento e motivação em todas as frentes: investigação, patrulhamento, flagrantes, perícias, e também no Iapen, onde conseguimos avançar muito, principalmente no controle da comunicação e na limitação do contato das lideranças criminosas com o mundo externo", explicou o gestor.

Resultados são fruto de uma política integrada da gestão do governador do Amapá, Clécio Luís

Outro ponto de destaque é a apreensão de armamentos pesados e drogas, que colocaram o Amapá no cenário nacional de enfrentamento ao crime organizado. A maior apreensão de fuzis da história do estado, divulgada recentemente, aliada a operações de combate ao tráfico, demonstra a capacidade de resposta rápida e articulada da segurança pública.

Maior apreensão de fuzis já registrada na história da Segurança Pública do Amapá

O secretário lembra que, além do combate direto à criminalidade, a Sejusp também investiu em projetos de prevenção, valorização profissional e aproximação com a sociedade. A criação e fortalecimento de cursos de formação, como os de Operações Rotam, e a ampliação do uso de canais de denúncia, como o Box Lilás no Ciodes, reforçam o compromisso com a proteção da população e a transparência das ações.

"Essa marca é histórica e mostra à população do Amapá o compromisso do Governo do Estado com a segurança pública. O governador Clécio Luís tem conduzido essa área estratégica com liderança e decisão, porque segurança é a base de toda a vida em sociedade. A sensação de segurança é determinante para que haja desenvolvimento, investimentos e qualidade de vida para o nosso povo", declarou Vieira.

Planejamentos estratégicos garantem diuturnamente a proteção da sociedade

Mapa da Segurança Pública 2025

Em junho deste ano, o Ministério da Justiça divulgou o Mapa da Segurança Pública 2025, que reconheceu os avanços significativos que o Amapá tem conquistado no combate ao crime e aos grupos criminosos.

Redução dos crimes violentos (homicídios dolosos)

Segundo os dados divulgados no Mapa da Segurança Pública 2025, o Amapá pontua como uma das unidades da Federação que mais ganhou destaque na redução dos números de crimes violentos. O relatório do Ministério da Justiça, que tem como anos base 2023 e 2024, mostra que o estado teve uma redução de -28,71% nos homicídios dolosos ficando positivamente bem acima da média brasileira, que foi de -6.33%.

Essa é uma das maiores quedas percentuais da Região Norte e uma das mais expressivas do país. Em números absolutos, foram 216 homicídios dolosos em 2024, a quarta menor quantidade do Brasil, contra 303, em 2023.

Novos regimentos dentro do Iapen garantiram o corte da comunicação entre presos e o ambiente externo

Redução dos crimes de latrocínio

Um dos atos ilícitos mais cruéis na sociedade, o latrocínio, roubo seguido de morte, considerado crime hediondo, também mostrou queda de casos com a redução de -69,23%, sendo o Amapá, o quarto estado no Brasil com a maior taxa de redução.

Foram 4 latrocínios em 2024, a segunda menor quantidade do Brasil, contra 13, em 2023. O Ministério da Justiça informou que neste tipo de delito, nenhuma mulher foi vítima.

Redução dos crimes de lesão corporal

Outro ponto de relevância para o Amapá foi a redução em -81,25% nas ocorrências de lesão corporal seguida de morte, sendo o Estado no Brasil com a maior taxa de redução nesses crimes. A média no Brasil ficou em +22,93%, em relação a 2023.

No estado foram registradas 3 lesões corporais seguidas de morte no ano passado contra 16, em 2023.

Polícia Militar e outras forças de segurança encabeçam a Operação Protetor

Redução dos crimes de feminicídio

As políticas de enfrentamento à violência contra a mulher, com diversas operações, como "Átria e Shamar" capitaneadas pela Polícia Civil, a Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar, o programa “Viva Mulher Amapá” da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e o Box Lilás, que acolhe com atendimento especializado, através dos números de emergência 190 e 193, do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), colocaram o Amapá como o estado que registrou a maior redução nos casos de feminicídio no Brasil, -50%.

A média brasileira neste crime registrou aumento de +0,69% em relação ao ano de 2023. Na discriminação dos dados, foram 2 feminicídios registrados em todo o Amapá em 2024, a menor quantidade do Brasil, contra 4, em 2023.

"Contra fatos e números não há argumentos! Vamos continuar avançando e combatendo toda forma de criminalidade, entregando resultados efetivos para o povo do Amapá", afirmou o secretário de Segurança.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!