Governo do Estado contempla público infanto-juvenil com o Jardim Secreto das Leituras, na Folia Literária do Amapá
No espaço, localizado no Parque do Forte, em Macapá, acontece oficinas, intervenções poéticas, contações de histórias, momentos de leitura e apresentações musicais.

Na edição 2025 da Folia Literária Internacional do Amapá, promovida pelo Governo do Estado, crianças e jovens ganharam um novo espaço: o Jardim Secreto das Leituras, localizado no Parque do Forte, em Macapá. Nele acontece oficinas, intervenções poéticas, contações de histórias, momentos de leitura e apresentações musicais.
Voltado principalmente para crianças de 9 a 12 anos — mas sem excluir outras faixas etárias —, o Jardim Secreto das Leituras propõe uma programação diária com contações de histórias, oficinas criativas e intervenções poéticas e musicais.
Uma das oficinas projetada para o ambiente de aprendizado mais lúdico é a de confecção das máscaras utilizadas durante a Festa de São Tiago, em Mazagão Velho. A produção das máscaras, chamadas de "caraças", é passada de geração em geração, sendo uma parte fundamental da tradição da festa.
O facilitador da oficina é um dos mestres da cultura do distrito de Mazagão Velho, Josué Videira. Ele conta que as máscaras são feitas de argila coletada em barrancos de rios ou em áreas alagadas, como nas margens do Rio Mutuacá e afluentes.
“O processo de confecção é uma prática artesanal que se baseia em técnicas ancestrais de povos indígenas e ribeirinhos da região amazônica. A argila extraída dos rios é misturada com água e, em alguns casos, com cinzas de madeiras para obter a consistência ideal, garantindo resistência e plasticidade. A manufatura das máscaras vai além da criação de um objeto; é uma forma de reafirmar a identidade, a cultura e a história do nosso povo”, pontuou Videira.

Durante a atividade, as crianças conheceram a diversidade de estilos, cores e formas das máscaras, aprendendo também sobre os materiais utilizados na confecção e a importância da preservação dessa tradição milenar.
A multiartista e coordenadora do Jardim Secreto das Leituras, Adriana Abreu, destacou que a criação do espaço foi uma decisão da curadoria do evento.
“Foi avaliado que era preciso agregar esse público num local agradável com uma coordenação qualificada e monitores preparados. Portanto, o Jardim tem vista para o Rio Amazonas e é repleto de árvores, que proporciona sombra. Aproveitamos para pendurar os livros como se fossem frutos nas árvores, quando eles caem, as crianças e os jovens os colhem, e levam para as casas”, ressaltou a coordenadora.

Folia Literária
A Folia Literária Internacional do Amapá 2025 é promovida pelo Governo do Estado, em parceria com a Oca Produções, os senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, além de instituições e entidades da sociedade civil. Coordenada pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult), a programação segue até domingo, 5, com acesso gratuito no Parque do Forte, em Macapá.
A programação inclui rodas de conversa, oficinas, apresentações musicais e espaços diversos voltados à população, com o intuito de aproximar leitores, autores e empreendedores em um ambiente de troca e valorização cultural.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!