’As pessoas querem acesso a livros, cultura, arte, literatura’, evidencia governador ao realizar a 3ª edição da Folia Literária Internacional do Amapá
Clécio Luís prestigia evento com programação gratuita que incentiva a formação de novos leitores e aproxima da literatura públicos de todas as idades.

Incentivador da cultura amapaense, o governador Clécio Luís participou, na sexta-feira, 3, da 3ª edição da Folia Literária Internacional do Amapá, promovida pelo Governo do Estado. Com programação gratuita no Parque do Forte, em Macapá, o evento incentiva a formação de novos leitores e aproxima públicos de todas as idades do universo literário. A segunda noite da Folia foi encerrada com um emocionante show do cantor e compositor Beto Guedes.
“Estamos na terceira edição, provando que as pessoas não querem apenas os grandes shows dos circuitos nacionais. Elas querem ter acesso a livros, cultura, arte, dança, literatura. Hoje, quatro gerações celebram a história e a musicalidade de Beto Guedes. O povo é ávido por cultura. A gente quer comida, diversão, prazer e arte também, quer literatura, poesia, artesanato, quer beber da nossa própria identidade. Já é um dos eventos mais importantes do nosso calendário cultural, turístico e de negócios”, destacou Clécio Luís.

Mais do que um festival literário, a Folia se firmou como um espaço de valorização da cultura do Amapá e de intercâmbio entre diferentes públicos, artistas, autores e obras que celebram a literatura em todas as formas. Organizado pelo Governo do Estado e pela Oca Produções, com apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, o evento homenageia este ano a professora Ângela de Carvalho e o escritor Paulo Tarso Barros.
A programação também integra a política estadual de eventos, impulsionando a economia criativa e a cadeia turística, com destaque para o fortalecimento do setor editorial, da produção artística e do artesanato local.
Com 74 anos, o mineiro Beto Guedes foi a atração principal da noite de sexta-feira, emocionando o público com uma apresentação repleta de poesia, música e celebração cultural, tendo como cenário de fundo a Fortaleza de São José e as margens do Rio Amazonas.

A Folia Literária
A programação segue até domingo, 5, reunindo autores locais, nomes consagrados da literatura brasileira e convidados internacionais, promovendo encontros entre culturas e saberes, sempre com raízes no Amapá. O público pode participar de rodas de conversa, lançamentos de livros, oficinas literárias, feira de livros, apresentações musicais, além de feiras de artesanato e gastronomia.

O espaço do Parque do Forte foi totalmente adaptado para o evento, com ambientes temáticos que enriquecem a experiência do visitante:
- Auditório Barracão Mult Vozes – palco de grandes debates e encontros literários;
- Barracão das Palavras – espaço de convivência e troca entre autores e leitores;
- Salas de Oficinas – voltadas para atividades formativas e criativas;
- Circo Meio do Mundo – com programação especial dedicada ao público infantil;
- E outros espaços que completam a experiência imersiva e cultural da Folia Literária.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!