Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Escritor e poeta português lança o livro “Uma Geografia Poética” durante Folia Literária Internacional do Amapá

José Manuel Diego apresentou a obra no evento, que reúne autores do Brasil, Portugal, Angola, Suriname e Sri Lanka.

Por Leidiane Lamarão
05/10/2025 12h30
Escritor José Manuel Diego apresentou a obra ‘Uma Geografia Poética”

O escritor e poeta português José Manuel Diego lançou no sábado, 4, durante a Folia Literária Internacional do Amapá 2025, o livro “Uma Geografia Poética”. O evento, realizado no Parque do Forte, em Macapá, é uma iniciativa do Governo do Amapá em parceria com a Oca Produções, com apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.

A obra, marcada por versos que cruzam paisagens reais e simbólicas, propõe uma travessia entre lugares, afetos e memórias, sendo um convite à leitura do mundo pela poesia.

Emocionado com a receptividade do público amapaense, José Manuel Diego afirmou que o lançamento no Amapá possui um significado especial:

“Estar aqui hoje é um agradecimento e um retorno de gentileza. Em junho, como curador da Casa da Cidadania da Língua em Coimbra, convidei um grupo de escritores amapaenses para participar da Fli Coimbra. Hoje, estou sendo retribuído com essa gentileza e é com enorme prazer que apresento meu livro aqui. Estou trazendo também a proposta da Casa da Cidadania da Língua, nosso projeto cultural de aproximação, com o desejo de, quem sabe, implantá-la neste lugar tão próximo de Portugal. A literatura é o nosso verdadeiro território comum”, declarou o autor.

A secretária de Estado da Cultura, Clicia Vieira Di Miceli, destacou o caráter internacional da Folia Literária e a importância da presença de escritores estrangeiros na programação:

“A Folia Literária reafirma o Amapá como ponto de encontro de culturas. Receber autores de países como Portugal, Angola, Suriname e Sri Lanka é um gesto de integração e celebração da diversidade que move a literatura”, afirmou.

Entre os leitores que prestigiaram o lançamento estava a servidora pública federal Nazaré Brito, apaixonada por literatura, que fez questão de adquirir um exemplar e conversar com o escritor:

A servidora federal Nazaré de Brito fez questão de adquirir a obra lançada

“É o segundo ano que participo deste evento e estou achando tudo maravilhoso. Vim comprar algumas obras e, para minha surpresa, o poeta estava lançando este livro hoje. Aproveitei para comprar um exemplar e pegar um autógrafo. Esses momentos são muito importantes para toda a comunidade, especialmente para quem ama literatura e tem o privilégio de encontrar os autores. Parabenizo o Governo do Amapá pela iniciativa”, ressaltou.

A Folia Literária Internacional do Amapá 2025 segue até este domingo, 5, com uma programação diversificada que inclui debates, lançamentos, exposições e apresentações artísticas. O evento reforça o papel do Amapá como polo de produção cultural e ponto de diálogo entre a literatura amazônica e o mundo.

Além dos livros, o público também pode ler poesias expostas no varal

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Cultura