'Nosso estado tem tudo para ser protagonista', diz estudante sobre espaço do Amapá na COP30 durante a 3ª Folia Literária Internacional
Josikelly Soares fez o intercâmbio do espaço com o público que acompanhou a programação gratuita. Área evidenciou o papel do Amapá na conservação ambiental e na diversidade cultural da Amazônia.

Aproveitando o sucesso da 3ª Edição da Folia Literária Internacional, o Governo do Amapá destacou em um estande a identidade amapaense no cenário global e a expectativa da participação durante a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP30, que ocorre em novembro em Belém (PA).
O espaço foi coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap), e demonstrou que é possível conciliar conservação ambiental, desenvolvimento econômico, inclusão social e a valorização dos povos tradicionais. Josikelly Soares fez o intercâmbio do espaço com o público que acompanhou a programação gratuita. A estudante destacou que o estande apresenta o que o Governo do Estado está fazendo e o que vai apresentar dentro da COP30.
“O nosso estado tem tudo para ser protagonista durante a COP 30 levando em conta os nossos indicadores. Temos aqui 100% do nosso território indígena demarcado, 93% da nossa floresta nativa em pé e muitos investimentos em socioeconomia e negócios sustentáveis”, pontuou Josikelly.

O Amapá possui um Plano Estadual de Bioeconomia que estabelece como bases o desenvolvimento sustentável, a proteção ambiental, a inclusão social e a transição energética.
Quem também recepcionou o público da folia literária no estande do Amapá na COP30 foi o servidor Alírio Gabriel. Ele destacou que a Fapeap celebra a participação amapaense dentro das discussões da COP 30.

“Desde hoje estamos divulgando para a sociedade o papel que o Amapá terá dentro das discussões climáticas que ocorrerão em novembro em Belém do Pará”, pontuou Alírio.
A 3ª Folia Literária Internacional do Amapá é uma realização do Governo do Estado, com coordenação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e apoio da Oca Produções. O evento visa fortalecer o setor do livro e da leitura, estimular novos leitores e aproximar o público da literatura, da música e das artes.
O encontro consolida-se como um dos maiores eventos culturais do estado, celebrando a literatura, a música e a diversidade cultural de forma única e memorável.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!