Governo do Amapá realiza encontro para fortalecer a Atenção Primária à Saúde no SUS
Iniciativa reforça papel da Atenção Primária como porta de entrada do sistema de saúde.

O Governo do Amapá, em parceria com o Ministério da Saúde, realiza o seminário "Atenção Primária à Saúde (APS) nos Territórios: Equidade, Vínculo e Qualidade no Cuidado". O evento, que iniciou na terça-feira, 7, e encerra nesta quarta-feira, 8, acontece das 8h às 17h, no Nuance Eventos, em Macapá, e integra uma série de 27 encontros presenciais promovidos em todos os estados e no Distrito Federal.
O momento tem como objetivo qualificar gestores municipais e estaduais, reforçando a importância da Atenção Primária como a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e estratégia fundamental para a organização do cuidado nos territórios. A programação inclui oficinas temáticas, mesas de discussão, atendimentos técnicos individualizados e o compartilhamento de boas práticas em saúde.
Durante os dois dias de evento, gestores, técnicos e profissionais da saúde terão a oportunidade de conhecer ferramentas de gestão como o Sistema de Informação para a Atenção Primária à Saúde (Siaps) e o e-SUS APS, que é uma estratégia da Secretaria de Atenção Primária (Saps) para reestruturar as informações em nível nacional, com participações em debates sobre o apoio estadual aos municípios, especialmente na indução de práticas bem-sucedidas nas áreas da Saúde da Família e Saúde Bucal.
“O Seminário de Atenção Primária é uma oportunidade valiosa para compartilhar experiências exitosas e fortalecer o cuidado na base do SUS. Nossos gestores terão a chance de conhecer estratégias que podem ser aplicadas em suas realidades locais, contribuindo diretamente para o fortalecimento da Atenção Primária no Amapá”, destacou a secretária de Estado da Saúde, Nair Mota.

Para o secretário adjunto de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Ilano Barreto, o evento é também um momento de escuta e aproximação com os territórios.
“Estar no Amapá e promover essa troca entre os profissionais que constroem a Atenção Primária no dia a dia é extremamente valioso. É uma oportunidade para o Ministério da Saúde ouvir as especificidades locais, entender como essas realidades moldam o cuidado e garantir que as políticas públicas sejam cada vez mais sustentáveis, adequadas e plurais", reforçou o representante.

A gerente estadual da APS, Renata Hamoy, reforçou o papel estratégico da atenção primária na rede de saúde.
“Fortalecer a Atenção Primária à Saúde é essencial, pois ela é a principal porta de entrada do SUS e desempenha um papel central na organização do sistema. Quando a APS é bem estruturada, reduz-se a sobrecarga nos serviços de média e alta complexidade, melhorando a resolutividade e o cuidado contínuo à população”, pontuou Renata.

Representantes dos munícipios destacam a relevância do evento para a realidade do interior do estado, um deles foi o secretario municipal de saúde do Laranja do Jari, Walter Tavares.
“As boas práticas em saúde são essenciais, e todos os municípios buscam constantemente melhorar seus indicadores. Em Laranjal do Jari, temos o compromisso de transformar esse conhecimento em ações práticas que fortaleçam a Atenção Primária e qualifiquem o atendimento à nossa população.”, reforçou o gestor.

A iniciativa reafirma o compromisso do Governo do Estado e do Ministério da Saúde em valorizar a Atenção Primária, ampliar a qualidade dos serviços e garantir cuidado integral e próximo das comunidades amapaenses.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!