Governo do Amapá atrai investidores empresariais com foco em sustentabilidade e desenvolvimento no setor mineral
Iniciativas buscam equilibrar crescimento econômico com preservação ambiental e benefícios para as comunidades locais

Com foco em inovação e governança para atrair investidores e continuar transformando o setor mineral, o Governo do Estado tem apostado em uma agenda de desenvolvimento que prioriza a exploração sustentável dos recursos naturais e a geração de emprego e renda no interior do Amapá.
Um reflexo dessa estratégia foi o investimento de R$ 20 milhões realizado pelo empresário Marcos Said, proprietário da Empresa de Mineração, Exportação e Pesquisa Mineral (EMPA), localizada no distrito do Lourenço, a 58 quilômetros da sede do município de Calçoene.

A atividade mineral no Amapá é acompanhada pela Secretaria de Estado da Mineração (Semin), responsável pela formulação e implementação de políticas públicas voltadas ao setor.
Segundo o secretário da Semin, Haolibamo Mamede Barbosa, a gestão vem executando um planejamento estratégico que impulsiona novos empreendimentos com responsabilidade social e ambiental.
“A EMPA é mais um reflexo do trabalho do Estado em destravar o potencial mineral sem comprometer a biodiversidade amazônica”, destacou o secretário.

A iniciativa está alinhada ao Plano de Governo da atual gestão, que tem como diretriz o fortalecimento do setor mineral, com incentivo à atuação de cooperativas, associações e da mineração industrial.
Mineração estratégica no Amapá
O Amapá possui vastos recursos minerais, como manganês, ouro, ferro e nióbio, além de jazidas de silício, tantalita, cassiterita, cromita, entre outros. Esse potencial torna o Estado um polo estratégico para o setor mineral, integrando os mercados nacional e internacional e contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!