Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Escola Estadual Joaquim Nabuco, em Oiapoque, inicia cursos profissionalizantes para mulheres por meio de programa federal

Iniciativa beneficia população feminina com capacitações em assistente de recursos humanos e cuidadora infantil.

Por Joyce Batista
09/10/2025 15h45
Cursos beneficiam cerca de 40 mulheres de Oiapoque

A Escola Estadual Joaquim Nabuco, localizada no município de Oiapoque, deu início às aulas dos cursos profissionalizantes de Assistente de Recursos Humanos e Cuidadora Infantil, por meio do Programa Mulheres Mil, do Governo Federal. A iniciativa integra o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e visa elevar a escolaridade e promover a permanência das mulheres no mercado de trabalho.

Os cursos começaram na última segunda-feira, 6, com uma turma para cada formação, reunindo ao todo 80 meninas e mulheres, com idades entre 16 e 65 anos. A capacitação terá duração de 40 dias e visa proporcionar mão de obra qualificada para o Norte do Amapá.

Segundo a diretora da Escola Joaquim Nabuco, Elizabete Machado, esta é a terceira vez que a instituição recebe o Pronatec. Para ela, os cursos representam uma oportunidade de ascensão e desenvolvimento pessoal para a população feminina, ajudando-as a superar barreiras socioeconômicas.

“Queríamos trazer essas mulheres para se capacitarem, para terem oportunidades no mercado de trabalho e consigam conquistar espaço na sociedade, alcançando autonomia financeira. Esses cursos são importantes e muito requisitados pela demanda local”, explicou a diretora.

Alessandra Vitória, aluna do curso de cuidadora infantil

A aluna do curso de Cuidadora Infantil, Alessandra Vitória, relatou que as expectativas foram superadas já nas primeiras aulas:

“Achei bem legal, bem dinâmico, estou gostando bastante. Espero aprender mais sobre cuidados infantis, em geral.”

Diretora da Escola Joaquim Nabuco, Elizabete Machado

Para Cleuba Miranda, que iniciou o curso de Assistente de Recursos Humanos, a formação representa uma oportunidade de recomeço em sua trajetória profissional:

“O meu desejo é me empoderar no mercado de trabalho e adquirir mais conhecimento para conquistar meus direitos na sociedade. Acredito que o principal objetivo desses cursos é exatamente esse: trazer poder e acesso às mulheres.”

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação