Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MÉRITO EDUCACIONAL

Governo do Amapá premia estudantes, gestores e escolas destaque do 'Simuladão Saeb 2025' e valoriza a educação pública

Solenidade realizada no Centro de Educação Profissional Walkíria Lima, em Macapá, fortalece a cultura de mérito e incentiva resultados de qualidade na rede estadual de ensino.

Por Marcio Bezerra
11/10/2025 14h36
Cerimônia de premiação do Simuladão Saeb 2025 prestigiou os melhores resultados da rede pública

Digna de uma premiação de Oscar foi a cerimônia de reconhecimento promovida pelo Governo do Amapá, marcada pela expectativa e satisfação de estudantes, professores e gestores de escolas públicas que receberam troféus, tablets, certificados e placas de menção honrosa por alcançarem os melhores resultados no Simuladão do Saeb.

A solenidade de entrega aconteceu na sexta-feira, 10, no Centro de Educação Profissional Walkíria Lima, em Macapá, e celebrou os destaques de uma iniciativa inédita voltada para a melhoria dos índices educacionais da rede pública estadual.

Foram reconhecidos 127 destaques na avaliação. Entre os premiados, 69 escolas alcançaram 100% de presença no simulado, 26 pelas maiores médias gerais, 18 alunos receberam placas de menção honrosa e 14 professores e coordenadores foram homenageados pelo desempenho pedagógico.

Secretário de Estado da Educação em exercício, Edilene Abreu

“Acreditar no estudante, apoiar o professor e envolver a família: esse é o caminho para transformar nossos índices educacionais. Realizamos um ensaio da prova real. Um momento em que o estudante experimenta, se testa, e nós, como rede, conseguimos avaliar com clareza onde estão os pontos fortes e os desafios”, disse a secretária de Estado da Educação em exercício, Edilene Abreu.

O simulado, realizado em 10 de setembro, integra o projeto Central do Saeb, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). A iniciativa percorreu os 16 municípios do Amapá, oferecendo capacitações e orientações para preparar a rede para a avaliação oficial do Saeb, com foco na participação coletiva e na melhoria dos resultados.

Diego Bentes, coordenador geral da Central do Saeb

“Foram meses de preparação. Promovemos formações para professores, visitas aos municípios, campanhas de mobilização e até criamos o movimento dos ‘Embaixadores do Saeb’, com estudantes incentivando colegas. O resultado é reflexo do trabalho em equipe”, afirmou o coordenador-geral da Central do Saeb, professor Diego Bentes.

O sucesso da iniciativa também contou com o apoio das empresas Inteceleri Tecnologia para Educação - EduTech e Proesc, sistema oficial de gestão educacional do Estado. As entidades forneceram ferramentas para a coleta, análise de resultados, avaliações, comparativos e diagnósticos precisos.

Cássia Cardoso, diretora de Relacionamento com o Cliente da empresa Proesc

“A Proesc conectou as escolas às soluções da Evolucional e da Focus. Foi um trabalho de logística, tecnologia e análise pedagógica, garantindo que os dados da rede pudessem ser transformados em ações concretas de melhoria”, explicou Cássia Cardoso, diretora de Relacionamento com o Cliente da empresa.

Estudantes de diferentes municípios foram agraciados com as premiações, com destaque entre os primeiros lugares para alunos de escolas de gestão compartilhada.

Nícolas Santana Rodrigues, do 9º ano da Escola Estadual Professor Antônio Messias Gonçalves da Silva, conquistou o primeiro lugar geral, com 96,15% de acertos. Francisco Gabriel da Silva Lima, também do 9º ano, da Escola Estadual Professor Afonso Arinos de Melo Franco, ficou em segundo lugar, com 94,23%.

Nícolas Santana, do 9º ano, conquistou o 1º lugar geral

“Para mim, é muito importante estar recebendo esse prêmio, porque ele representa toda a minha dedicação. É uma ferramenta essencial, que ajuda a medir o nosso desempenho na escola e mostra como estamos indo na educação básica. Sem dúvida, foi um passo importante na minha trajetória”, compartilhou Nícolas Santana.

Os pais de Nícolas, orgulhosos, tenente-coronel da Polícia Militar Franco Rodrigues e Lucilene Barros, expressaram a alegria de ver a conquista do filho.

Pais de Nícolas, Franco Rodrigues e Lucilene Barros

“Meu filho sempre foi muito dedicado e disciplinado, leva tudo com muita responsabilidade. Nem precisamos mudar a rotina da casa, porque ele mesmo se cobra, sabe o que precisa fazer e faz com prazer. Nós, como família, sempre estamos por perto, dando apoio, incentivo e orando por ele. Ele é temente a Deus e isso se reflete em tudo o que faz”, disse Franco.

“Esse resultado é o reconhecimento de todo o esforço dele e também da fé que ele tem. Fico muito orgulhosa em ver o Nícolas conquistando o primeiro lugar, estudando em escola pública e mostrando que é possível chegar longe com determinação e confiança em Deus. O grande sonho dele é cursar Medicina, e eu acredito de todo o coração que esse é só o começo da caminhada”, frisou a mãe, Lucilene.

O capitão Jorge Leal, diretor da escola de Nícolas, vencedor do 1º lugar geral do Ensino Fundamental, destacou o papel do modelo adotado. “Nosso modelo une disciplina e ensino de qualidade. Esse resultado mostra que estamos no caminho certo.”

Capitão Jorge Leal, diretor da Escola Estadual de Gestão Compartilhada Professor Antônio Messias Gonçalves da Silva, com alunos destaque
O estudante Francisco Gabriel, conquistou o 2º lugar geral

Quem também estava com o peito estufado de orgulho e satisfação pela conquista foi o estudante Francisco Gabriel, que alcançou o segundo lugar geral, representando também uma escola de gestão compartilhada, a Escola Estadual Professor Afonso Arinos de Melo Franco, de Macapá.

“A educação pode libertar qualquer pessoa. Me senti desafiado, estudei muito e consegui. Estou muito feliz pela conquista”, destacou Francisco.

Gestores escolares também celebraram os resultados por terem alcançado 100% de frequência na avaliação e destacaram a valorização recebida pelo feito.

“Nunca imaginei que estaríamos aqui. É emocionante ver um aluno do Bailique entre os primeiros do estado. O esforço coletivo valeu a pena", compartilhou Zenilda Miranda, diretora da Escola Estadual Franco Grande, pertencente ao Distrito do Bailique.

Zenilda Miranda, diretora da Escola Estadual Franco Grande, no Distrito do Bailique

“Conquistar 100% de participação foi resultado de um trabalho diário, de uma escola que respira o Saeb. Esse reconhecimento é de toda a comunidade escolar”, relatou Jonatas Figueira, diretor da Escola Estadual Raimunda dos Passos Santos, em Macapá.

A lista de premiados é extensa e representa um resultado satisfatório na busca pela melhoria dos índices educacionais do estado. Conheça os estudantes destaques do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

TOP 10 – Alunos com maior desempenho geral do Ensino Fundamental:

  • Nícolas Santana Rodrigues – 9º ano – Escola Estadual Professor Antônio Messias Gonçalves da Silva – Média Geral: 96,15%
  • Francisco Gabriel da Silva Lima – 9º ano – Escola Estadual Professor Afonso Arinos de Melo Franco – Média Geral: 94,23%
  • Lucas Gabriel Leite Soares – 5º ano – Escola Estadual Aracary Corrêa Alves – Média Geral: 93,18%
  • Heitor dos Santos Cardoso – 5º ano – Escola Estadual Franco Grande – Média Geral: 93,18%
  • Paulo Gustavo da Rocha Lacerda – 5º ano – Escola Estadual Maria Catarina Dantas Tibúrcio – Média Geral: 93,18%
  • Jheffy César Magno de Azevedo – 5º ano – Escola Estadual Princesa Izabel – Média Geral: 93,18%
  • Maria Alice Moreira Baía – 5º ano – Escola Estadual Professora Oneide Pinto Lima – Média Geral: 93,18%
  • Maria Gabrielly Braga de Sousa – 5º ano – Escola Estadual José Ribamar Teixeira – Média Geral: 93,18%
  • Ivo Alberto Santos Ramos – 5º ano – Escola Estadual São Lázaro – Média Geral: 93,18%
  • Rebecca Christina Montoril Brasil – 9º ano – Escola Estadual Barão do Rio Branco – Média Geral: 92,31%

TOP 08 – Alunos com maior desempenho geral do Ensino Médio:

  • Ysabelly Rodrigues Alves – 3ª série – Escola Estadual Raimunda dos Passos Santos – Pontuação Total: 46
  • Lucas Coutinho Lopes – 3ª série – Escola Estadual Professor Afonso Arinos de Melo Franco – Pontuação Total: 45
  • Ana Beatryz Leão Câmara – 3ª série – Escola Estadual Professor Antônio Messias Gonçalves da Silva – Pontuação Total: 45
  • José Ângelo de Jesus Neto – 3ª série – Escola Estadual Professor Antônio Messias Gonçalves da Silva – Pontuação Total: 44
  • Maicon Diego Silva da Costa – 3ª série – Escola Estadual Professor Afonso Arinos de Melo Franco – Pontuação Total: 44
  • Helena Serrão Carvalho do Nascimento – 3ª série – Escola Estadual Antônio Cordeiro Pontes – Pontuação Total: 43
  • Anderson Ferreira Arantes – 3ª série – Escola Estadual Professora Lucimar A. Del Castillo – Pontuação Total: 43
  • Léo Gustavo de Lima Nogueira – 3ª série – Escola Estadual Augusto dos Anjos – Pontuação Total: 42

Com um modelo inovador de diagnóstico, planejamento, mobilização e reconhecimento, o Governo do Amapá, por meio do Simuladão Saeb 2025, demonstrou que a educação pública pode avançar com solidez, participação e inspiração.

A ação mobilizou toda a rede pública estadual, envolvendo 233 escolas dos 16 municípios e 24.538 estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Tudo isso sob coordenação da Seed, como parte do projeto Central do Saeb, criado para diagnosticar, preparar para o exame oficial e engajar a comunidade escolar rumo a melhores índices educacionais. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação