‘Meu plano de saúde é não adoecer, mas, se acontecer, sei que posso contar com o SUS’, diz paciente do programa Agora tem Especialistas no Amapá
Primas Aline e Mayara Quaresma inauguram a carreta do programa federal Agora tem Especialistas, que ficará 30 dias no Hospital de Amor, em Macapá, oferecendo consultas e exames com foco na saúde da mulher.

No grupo de WhatsApp criado pelas primas Aline e Mayara Quaresma, o assunto é um só: cuidado e prevenção. São mensagens diárias, lembretes carinhosos e até convites coletivos para exames. “Já fez teu preventivo?”, “Tá em dia com a mamografia?”, “Vamos juntas amanhã?” — frases que traduzem a nova rotina de autocuidado de uma família que aprendeu, com a dor da perda, o valor da vida.
Há um ano, elas se despediram de uma prima que lutou contra o câncer de mama. A partida precoce acendeu um alerta e fez nascer entre as mulheres da família Quaresma um pacto silencioso: cuidar umas das outras. Foi assim que o grupo se tornou um espaço de acolhimento, escuta ativa e incentivo à prevenção.
Aline, professora de 39 anos, conta que o diagnóstico tardio da prima transformou a maneira como todas enxergam a própria saúde.

“O câncer só é uma palavra até entrar na tua casa. Quando vem, ele espalha dor, medo e impotência. A gente não sofreu as dores físicas dela, mas sofremos ao vê-la sofrer”, relembra.
Hoje, o grupo acompanha de perto os exames e consultas de cada integrante.
“A gente pergunta: ‘como tá teu PCCU?’, ‘já fez o preventivo?’. É uma forma de cuidar com amor”, diz Aline, que fez questão de ser uma das primeiras pacientes atendidas pela carreta do programa Agora tem Especialistas, estacionada no Hospital de Amor, em Macapá.
Mayara, sua prima, também inaugurou os atendimentos. Enfermeira de 39 anos, ela descobriu nódulos nos seios há dez meses e, desde então, realiza exames regulares para monitorar a saúde.

“Quando descobri, entrei em pânico. O tempo da espera é angustiante. Saber que agora temos uma estrutura como essa carreta, que oferece mamografia e outros exames de forma rápida, é um alívio enorme”, contou emocionada.
Com voz firme, ela resume o sentimento de gratidão e confiança no sistema público: “Meu plano é não adoecer, mas, se acontecer, sei que posso contar com o SUS.”

Saúde que chega junto
A carreta faz parte do programa federal Agora tem Especialistas, que está no Amapá a partir de uma articulação do Governo do Estado com a bancada federal. O veículo, totalmente equipado, permanecerá por 30 dias no estacionamento do Hospital de Amor, na Zona Norte da capital, ofertando cerca de 5 mil procedimentos — entre consultas, ultrassons, biópsias, ultrassom e mamografias — com foco na saúde da mulher.
Para a secretária de Estado da Saúde, Nair Mota, o momento marca mais um avanço no fortalecimento das políticas de atenção especializada.

“Mais um momento super importante para a saúde do Amapá. Essa carreta amplia a oferta de cuidados e vem, especialmente neste Outubro Rosa, reforçar a linha de cuidado da mulher, com exames de mamografia, ultrassom, biópsia, PCCU, entre outros específicos para o público feminino. É um trabalho que reforça nossa rede de prevenção e diagnóstico precoce”, destacou.
Nair agradeceu ainda o apoio político que viabilizou a chegada do serviço ao Estado.
“Queremos agradecer imensamente à bancada federal — senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, e o deputado Dorinaldo Malafaia — que articularam para que o Amapá recebesse esse importante equipamento de saúde.”

Na capital amapaense para o lançamento do programa, o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Salles, reforçou o compromisso do Governo Federal com a regionalização dos atendimentos e o fortalecimento do SUS.

“O Agora Tem Especialistas é o SUS chegando aonde o acesso ainda é um desafio. Em Macapá e em todas as regiões do Brasil, estamos garantindo que as mulheres tenham o direito de cuidar da própria saúde com dignidade, tecnologia e profissionais capacitados. Estamos levando cuidado, diagnóstico e esperança a cada canto do Brasil”, disse.
Serviços oferecidos:
Para prevenção e diagnóstico de câncer de mama, a carreta oferece mamografia e ultrassonografia mamária bilateral; punção de mama por agulha grossa; biópsia de nódulo de mama; e exame anatomopatológico da mama.
Já os procedimentos para rastreamento de câncer de colo do útero, estão disponíveis colposcopia; biópsias e exames anatomopatológicos; procedimentos terapêuticos; entre outros. E para a saúde ginecológica de modo geral, as mulheres têm à disposição ultrassonografia transvaginal e pélvica.
A carreta segue estacionada no Hospital de Amor, em Macapá, até o início de novembro, oferecendo atendimento gratuito. E, entre tantas mulheres que passarão por ali, Aline e Mayara seguem com o mesmo propósito: lembrar que se cuidar é um ato de amor — por si e por quem se ama.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!