Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FISIOTERAPIA INDÍGENA

Hospital do Oiapoque fortalece cuidado humanizado com atendimento de fisioterapia voltado a pacientes indígenas

Carta de serviços de fisioterapia é traduzida para línguas indígenas e reforça o respeito às tradições dos povos originários.

Por Roberta Corrêa
13/10/2025 13h30
Fisioterapeuta Diena Macial, os caciques Jaderlan Hortêncio e Edimilson Oliveira Karipuna e Alessandra Macial, coordenadora do Núcleo Estadual de Saúde Indígena.

No dia 13 de outubro, data em que se celebra o Dia Nacional do Fisioterapeuta, o Hospital do Oiapoque destaca a importância do cuidado especializado e culturalmente sensível oferecido aos pacientes indígenas aldeados, apresentando a Carta de Serviços de Fisioterapia traduzida para a língua Kheuol Galibi Marworno. O serviço é um exemplo de integração entre saúde, identidade cultural e respeito às tradições dos povos originários.

A fisioterapia é uma área essencial da saúde, responsável pela prevenção, tratamento e reabilitação de lesões e disfunções do corpo humano, causadas por traumas, doenças adquiridas ou condições genéticas. No Hospital do Oiapoque, o atendimento é realizado por uma profissional indígena, qualificada e comprometida com o cuidado integral e humanizado, fortalecendo o vínculo entre o paciente e os serviços de saúde.

Diena Macial, fisioterapeuta indígena do Hospital do Oiapoque

“É fundamental garantir um atendimento efetivo e acessível, especialmente às comunidades que vivem em regiões distantes e precisam se deslocar até a unidade. Agradecemos às lideranças indígenas que contribuíram com a tradução da carta de serviços, fortalecendo esse trabalho coletivo e respeitoso”, destacou Diena Macial, fisioterapeuta indígena da unidade.

A Coordenação Estadual de Saúde Indígena garante que a presença de uma fisioterapeuta indígena no setor aproxima o atendimento das tradições e dos modos de vida dos povos, garantindo que o processo de reabilitação ocorra de forma acolhedora, respeitosa e efetiva.

Durante uma das ações recentes, o cacique Jaderlan Hortêncio, da etnia Karipuna, recebeu orientações sobre os serviços de fisioterapia. Também participaram do momento o cacique Edimilson Oliveira Karipuna, presidente do Conselho de Caciques de Oiapoque (CCPIO).
As informações sobre os atendimentos foram traduzidas para as línguas Kheuol Galibi-Marworno, Kheuol Karipuna e Palikur, assegurando acessibilidade e compreensão para todos os povos atendidos.

Serviço é um exemplo de integração entre saúde, identidade cultural e respeito às tradições

Os atendimentos são direcionados prioritariamente a pacientes indígenas aldeados, com agendamentos organizados em parceria com o Núcleo Estadual de Saúde Indígena (Nesi) e o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei).

A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com a saúde integral dos povos indígenas, unindo saberes técnicos e respeito às tradições culturais, em sintonia com o espírito do Dia Nacional do Fisioterapeuta, uma data que celebra o cuidado, a escuta e o movimento em direção à qualidade de vida.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde