Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Chuvas fortes e maré alta podem ocasionar mais alagamentos

Em Macapá e Santana, o alerta é principalmente para as regiões próximas da orla, o centro comercial e os canais que cortam as cidades.

Por Redação
11/03/2016 15h51
O alerta meteorológico emitido no fim da tarde desta sexta-feira, 11, ainda aponta para o alto risco de inundações em bairros de Macapá e Santana, durante o fim de semana, ocasionados pelas fortes chuvas. As informações foram dadas pelo Núcleo de Hidrometeorologia e Energia Renováveis (NHMET) do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa).

De acordo com o meteorologista, Jefferson Vilhena, a previsão de fortes chuvas aliada à maré alta poderá resultar em alagamentos e inundações. “Os boletins meteorológicos apontam chuvas fortes e moderadas. Todas as informações são repassadas para Defesa Civil Estadual para que possam realizar o monitoramento das áreas de risco”, sinalizou.

A previsão é de que as chuvas nos próximos dez dias fiquem entre 180 a 200 milímetros de água. Em Macapá e Santana, o alerta é principalmente para as regiões próximas da orla, o centro comercial e os canais que cortam as cidades.

O mapeamento da Defesa Civil Estadual aponta que em Macapá, os bairros São Lázaro, Jardim Felicidade, Novo Horizonte, Pacoval, Cidade Nova, Santa Rita, Jesus de Nazaré, Laguinho, Beirol, Muca, Buritizal, Novo Buritizal, Pedrinhas, Araxá e Nova Esperança, que já foram atingidos pelos alagamentos na última quinta-feira, 10, ainda correm risco de novos alagamentos ocasionados pelas fortes chuvas. Por isso, é necessário que os moradores, principalmente das áreas de ressacas, fiquem em constante alerta.

Já no município de Santana, os alagamentos podem atingir os bairros Provedor II, Remédios I e II, Paraíso e Hospitalidade. Outro fator preocupante está relacionado aos possíveis deslizamentos de terras em pontos específicos dos bairros Mucajá, Vitória do Renascer, Araxá e Pedrinhas, em Macapá. O alerta também segue para área costeira do município de Itaubal do Piririm.  

Em casos de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil Estadual pelos telefones 190 e 193.

 

Previsão do tempo

No sábado, 12, o dia deverá amanhecer com céu parcialmente nublado em praticamente todo o Estado. Há previsão de chuvas fortes e moderadas sobre os municípios de Macapá, Santana, Laranjal e Vitória do Jari, Oiapoque e Calçoene.

Em Macapá e Santana os ventos devem chegar aos 20 Km/h. As temperaturas deverão oscilar entre 23ºC e 32ºC e a umidade relativa deverá variar entre 80% e 98%. As marés baixas deverão ocorrer às 1h07 e 13h41 com 0,1 metro de altura. As marés altas deverão ocorrer às 5h53 e 18h09 com 3,5 metros de altura.

No domingo, 13, o dia deverá amanhecer com céu parcialmente nublado em todo o Estado. Há previsão de chuvas alterando entre leve a forte sobre todos os municípios do Estado. Em Macapá e Santana os ventos devem chegar aos 20Km/h. As temperaturas deverão oscilar entre 24ºC e 33ºC e a umidade relativa deverá variar entre 75% e 97%. As marés baixas deverão ocorrer às 2h06 e 14h20 com 0,1 metro de altura e as marés altas deverão ocorrer às 6h49 e 19h06 com 3,4 metros de altura.

 

Prevenção

No trânsito, a Defesa Civil Estadual recomenda que os motoristas mantenham a atenção redobrada na condução dos automóveis. Devem dirigir sempre em baixa velocidade e com faróis acessos, respeitando sempre a sinalização. Se estiver parado e o local começar a alagar, motoristas e passageiros devem deixar o veículo e seguir para um lugar seguro. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!