Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Maior ação de saúde da história do sistema prisional brasileiro já beneficiou mais de 2 mil pessoas privadas de liberdade no Amapá

Somente na terça-feira, 14, mais de 1,1 mil pessoas privadas de liberdade foram atendidas na Penitenciária Masculina.

Por Marcelle Corrêa
15/10/2025 16h05
Somente na terça-feira, 14, mais de mil pessoas privadas de liberdade foram atendidas no Iapen

O Governo do Amapá, em parceria com órgãos federais e municipais, realiza até o dia 18 de outubro, a maior ação de saúde da história do sistema prisional brasileiro. De acordo com a direção do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), que coordena a ação juntamente com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça, somente na Penitenciária Masculina, na terça-feira, 14, mais de 1,1 mil pessoas privadas de liberdade foram atendidas. 

Contabilizando os atendimentos desde o início da mobilização, no dia 8 de outubro, até esta quarta-feira, 15, já foram registradas 2,1 mil assistências nas diversas unidades prisionais, como os centros de custódia e as penitenciárias masculina e feminina. A meta é atingir toda a população carcerária que chega em torno de 3,8 mil custodiados.

Atendimentos seguiram nesta quarta-feira, 15, na penitenciária masculina

A operação conta com o trabalho de 150 policiais penais e 120 profissionais de saúde, totalizando cerca de 300 pessoas mobilizadas diariamente. A iniciativa leva atendimentos médicos, vacinação, testes rápidos e outros serviços a todas as pessoas privadas de liberdade do Estado, garantindo dignidade e acesso à saúde dentro do estabelecimento prisional.

Segundo Cézar Delmondes, diretor em exercício do Iapen, a ação reflete o compromisso em equilibrar segurança e respeito aos direitos humanos.

“Seguimos por dois caminhos: o combate às facções criminosas e o fortalecimento da segurança nas unidades, sem nunca perder de vista a dignidade da pessoa humana”, frisou o diretor.

Cézar Delmondes, diretor em exercício do Iapen

O secretário de Estado da Segurança Pública, delegado Cézar Vieira, destacou a importância da ação como reflexo da decisão política do Governo do Amapá em garantir saúde e dignidade no processo de reintegração social.

“É uma ação importante e necessária. São seres humanos que precisam de cuidado nesse processo de ressocialização. Essa ação de cidadania traz novidades e situações históricas, tanto para as pessoas privadas de liberdade quanto para os servidores que atuam na linha de frente do sistema penitenciário. Na terça-feira tivemos a importante notícia da quebra de um recorde nacional, com mais de 1.100 atendimentos realizados em um único dia, o que demonstra o compromisso da segurança pública e do Governo do Estado com o cuidado de todos”, ressaltou o gestor.

Delegado Cézar Vieira, secretário de Segurança Pública

Vieira acrescentou, ainda, que os atendimentos permitem mapear o cenário de saúde das pessoas custodiadas, ampliando o alcance das políticas públicas no sistema prisional. “Essa ação funciona como uma grande triagem. Todos os casos que apresentarem algum tipo de enfermidade receberão encaminhamento imediato para tratamento médico adequado”, explicou o secretário.

A chefe da Unidade de Saúde do Iapen, Nádia Ferreira, ressaltou que a ação é essencial para conhecer o perfil de saúde da população carcerária e garantir continuidade aos atendimentos, sendo uma medida que tem caráter resolutivo. 

“Essa ação vem mostrar o perfil dessa população em relação à saúde. Desde o início das atividades, temos percebido uma aceitação muito grande das pessoas privadas de liberdade. O instituto reafirma o compromisso com a política de saúde no sistema prisional, em conformidade com os eixos do plano Pena Justa e com o direito fundamental ao acesso à saúde. Hoje, essa população recebe atendimentos básicos, triagem, diagnóstico e tratamento. No pós-ação, daremos continuidade a tudo que for diagnosticado, garantindo resolutividade e acompanhamento efetivo das demandas de saúde”, completou.

Nádia Ferreira, chefe da Unidade de Saúde do Iapen

Além do atendimento às pessoas privadas de liberdade, a iniciativa também contempla os servidores penitenciários, oferecendo, além dos serviços de saúde, também serviços de bem-estar, como auriculoterapia, massagem, atendimentos psicológicos, odontológicos, vacinação e cuidados estéticos.

“Nosso trabalho aqui é desafiador. Essa ação é também uma forma de valorizar o servidor, oferecendo qualidade de vida e reconhecimento pelo esforço diário”, concluiu Cezar Delmondes.

Atendimentos de saúde também estão sendo ofertados aos profissionais do Iapen

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!