Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Exposições poéticas e fotográficas aprovadas na Política Nacional Aldir Blanc, 2025 percorrem escolas da rede pública de ensino de Macapá

Idealizadas pelas artistas Ana Anspach e Raih Amorim as exibições convidam o público, maioria jovem, a buscar o autoconhecimento e também, a refletir sobre a preservação ambiental.

Por Leidiane Lamarão
15/10/2025 17h30
Alunos se dedicaram a adquirir conhecimentos durante a programação

A busca pelo autoconhecimento e a reflexão sobre a preservação ambiental são temas centrais das exposições “Trilha do Mar”, da poeta Ana Anspach, e “Ribeirinhos e Urbanos”, da fotógrafa Raih Amorim, que começaram nesta terça-feira, 14, na Escola Estadual Antônio Castro Monteiro, em Macapá. As mostras irão percorrer diversas escolas da rede pública estadual de ensino da capital.

Ambos os projetos foram aprovados pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) 2025, política pública federal que, desde 2022, garante financiamento contínuo para a cultura em todo o país. No Amapá, a execução da PNAB é coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

A exposição “Trilha do Mar” reúne poemas do livro de Ana Anspach em um ambiente sensorial que combina elementos visuais e sonoros inspirados no rio e no mar. Redes de pesca, mini canoas, matapis e representações de cursos d’água compõem a ambientação imersiva, convidando o público a uma travessia simbólica pelas águas da mente e das emoções. A metáfora marítima representa a jornada do autoconhecimento e a busca por equilíbrio interior.

Já a mostra “Ribeirinhos e Urbanos”, de Raih Amorim, apresenta 10 fotografias que capturam a essência da vida ribeirinha e a interação com ambientes urbanos, revelando a complexa relação entre o ser humano e a natureza. A exposição convida à reflexão sobre a preservação ambiental, com destaque para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14 – Vida na Água, da Agenda 2030 da ONU, compromisso global assumido em 2015, que tem como meta o alcance até o ano de 2030.

A exposição fotográfica prendeu a atenção dos jovens

Segundo Ana Anspach, a criação da mostra partiu de experiências pessoais e da vontade de transformar desafios em expressão artística:

“Me curei pelas minhas palavras, percorrendo o caminho de águas frias e turbulentas até chegar na calmaria. Esse é o caminho que o mar também faz. Acredito que, quanto mais falarmos sobre saúde mental, especialmente por meio da poesia, mais estaremos incentivando o bem-estar emocional e coletivo”, afirmou a poeta.

Poeta Ana Anspach

Para Raih Amorim, a inspiração surgiu a partir de vivências em comunidades ribeirinhas:

“Nas minhas viagens, pude testemunhar tanto a riqueza cultural quanto os desafios ambientais enfrentados pelos moradores dessas regiões. Espero que quem tiver acesso às fotografias possa se juntar a mim nesse espaço de diálogo entre diferentes realidades sociais e reflexões sobre nosso papel na preservação do meio ambiente”, destacou a artista.

Artista Raih Amorim

Próximas exposições
A programação das exposições continua nas seguintes escolas da rede pública estadual:

  • 23 de outubro – Escola Estadual Mário Quirino da Silva
  • 28 de outubro – Escola Estadual Antônio João
  • 30 de outubro – Encerramento na Escola Estadual Professora Maria Cavalcante de Azevedo Picanço, no bairro Brasil Novo

 Confira a Ficha técnica da exposição

- Coordenação geral e processo criativo – Ana Anspach

- Orientação técnica – Carla Nobre

- Assistentes de produção – Pedro Henrique Lima e Maria Eduarda de Oliveira

- Oficina de acessibilidade cultural – Adriana Rodrigues

- Oficineira – Andrea da Silva Lopes

- Oficina em acessibilidade – Raih Amorim

- Design – Barbara da Silva Alves

- Assessoria de imprensa – Bárbara Ribeiro

- Atrizes – Camila Nobre e Hayam Chandra

- Fotografia still – Aog Rocha.

Estudantes curtiram as explicações

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Cultura