Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORTALECIMENTO TURÍSTICO

Governo do Amapá lança Plano de Marketing Turístico para impulsionar o setor no estado

A iniciativa visa orientar o setor turístico local com estratégias claras de promoção e desenvolvimento sustentável.

Por Mikhael Santos
17/10/2025 08h33
O novo plano é uma extensão do Plano Estadual de Turismo, estabelecendo metas, prioridades e estratégias de governança

Com o objetivo de fortalecer o turismo e posicionar o Amapá como destino competitivo nos cenários nacional e internacional, o Governo do Estado lançou, nesta quinta-feira, 16, o Plano de Marketing Estadual de Turismo. A iniciativa visa orientar o setor turístico local com estratégias claras de promoção e desenvolvimento sustentável.

O novo plano é uma extensão do Plano Estadual de Turismo, documento que define as ações de médio e longo prazo para o setor, estabelecendo metas, prioridades e estratégias de governança. A construção do plano contou com participação social e foi alinhada às vocações naturais, culturais e econômicas do território amapaense.

Entre as diretrizes estão o fortalecimento da imagem do Amapá e a valorização dos atrativos locais
Syntia Lamarão, Secretária de Turismo

“É um momento histórico para o Amapá. O turismo é uma das grandes potências do nosso estado, e precisamos trabalhar de forma estratégica para atrair visitantes, movimentar a economia e gerar oportunidades para a população”, destacou a secretária de Turismo, Syntia Lamarão.

Enquanto o Plano Estadual atua como base estruturante para o desenvolvimento do setor, o Plano de Marketing Turístico tem foco na promoção do Amapá como destino, propondo a construção de uma identidade turística forte, capaz de diferenciar o estado em um mercado cada vez mais competitivo. Entre as diretrizes estão o fortalecimento da imagem do Amapá, a valorização dos atrativos locais e o estímulo à presença do estado em feiras e campanhas promocionais.

Thiago Akira, Consultor do Plano de Marketing de Turismo do Estado

“O Plano de Marketing Turístico do Amapá apresenta o conceito ‘Amazônia Autêntica’, destacando a força da cultura afro-indígena, o turismo de base comunitária, a relação com a natureza e uma gastronomia vibrante. Com horizonte de cinco anos, a iniciativa busca consolidar o estado como referência para viajantes em busca de autenticidade, ancestralidade e experiências transformadoras”, pontuou o consultor do plano, Thiago Akira.

O documento também estabelece ações para apoiar o trade turístico local, orientando empresários, guias, agências e demais profissionais do setor sobre como alinhar seus serviços às estratégias de promoção do destino.

Presidente do Sindicato de Empresas de Turismo, Josiane Coutinho

“Esse plano chega em um momento muito importante para o nosso setor. Nós, que atuamos diariamente no turismo, sentimos a necessidade de uma estratégia clara, que una o poder público e a iniciativa privada. Com esse direcionamento, podemos trabalhar com mais segurança, atrair mais visitantes e valorizar ainda mais as belezas e a cultura do nosso estado”, destacou a presidente do Sindicato de Empresas de Turismo (Sindetur), Josiane Coutinho.

A iniciativa marca um novo capítulo para o setor no estado e representa mais um passo na construção de um turismo que respeita as raízes culturais e naturais do Amapá, ao mesmo tempo em que gera desenvolvimento econômico e inclusão social.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Turismo