Psicologia do Hospital de Emergência de Macapá registra aumento nos serviços de acolhimentos e preservação à vida
Casos em 2025 ultrapassam os de 2024 mesmo com a intensificação de campanhas preventivas do Governo do Amapá. Ocorrências são maiores com adolescentes e adultos de 16 a 25 anos.

O setor de Psicologia do Hospital de Emergência (HE) de Macapá registrou um aumento expressivo nos atendimentos a pacientes que deram entrada na unidade por tentativa de suicídio e foram acolhidos pelo serviço de valorização à vida. De janeiro a setembro deste ano, foram contabilizados 213 casos, número que já ultrapassa em 20,34% todo o registro de 2024, quando foram 177 atendimentos ao longo dos doze meses.
Mesmo com a intensificação das ações de prevenção promovidas pelo Governo do Amapá e rede de atenção à saúde mental, os casos têm se intensificado entre os jovens e adultos. Segundo o psicólogo responsável pelo setor, Sandoval Ribeiro Paes, os dados chamam atenção, especialmente pelo crescimento contínuo nos últimos meses.
“Foram 18 casos em janeiro, 22 em fevereiro, chegando a 40 somente em setembro. Nesse mesmo mês, ano passado, acolhemos 20 pacientes, ou seja, dobrou a demanda. Outro dado alarmante, é que a maioria dos atendimentos é de adolescentes e jovens, com idades entre 16 e 25 anos”, explica o profissional.

Ainda de acordo com Sandoval, o aumento no mês de setembro pode ter relação com a grande circulação de informações durante o Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio.
“Às vezes, o excesso de informações acaba despertando gatilhos em pessoas emocionalmente fragilizadas. Por isso, o nosso foco no HE também é cuidar também da saúde mental dos servidores, que muitas vezes se dedicam tanto ao paciente e esquecem de si mesmos”, ressalta o psicólogo.
Violência doméstica
Além das ocorrências de autoagressão contra a vida, o setor de Psicologia também tem atuado em casos de violência doméstica e interpessoal. Em 2024, foram 28 atendimentos relacionados a esse tipo de ocorrência. Neste ano, até setembro, o número já ultrapassou o total do ano anterior, com 29 registros.
“Apesar da gravidade, percebemos ainda muita relutância do paciente em contar sua história sobre violência em casa”, observa Sandoval.
Acolhimento 24 horas por dia
O setor de Psicologia do HE atua de forma abrangente e ininterrupta, prestando assistência emocional a pacientes, acompanhantes e servidores, mediante encaminhamento médico. O serviço é integrado à rotina da unidade e se estende também aos profissionais de saúde que atuam no hospital.

“Somos uma equipe de 12 psicólogos lotados no hospital, com o suporte de outros 12 plantonistas. Nosso trabalho é de porta aberta — atendemos urgências e emergências, oferecendo acolhimento emocional em situações de crise de ansiedade, ideação suicida e tentativas de autoagressão. Após o atendimento, encaminhamos o paciente para a rede de apoio, como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps)”, detalha Sandoval Ribeiro.
A equipe também realiza visitas e orientações em setores críticos, como UTIs, Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) e salas de estabilização neurológica, oferecendo suporte a familiares e pacientes em situações delicadas, inclusive em casos de luto.
Para muitos acompanhantes, o serviço tem sido essencial para enfrentar o sofrimento durante a internação de familiares. É o caso de Janilza Farias, 36 anos, moradora de Tartarugalzinho, que há três semanas acompanha a mãe internada na UTI do HE após um AVC. Estudante de Psicologia, ela reconhece o valor do acolhimento que recebe diariamente.

“A equipe de psicologia tem sido um suporte fundamental. Em momentos em que o emocional balança, eles estão presentes com uma palavra de conforto, um colo, uma escuta. Esse cuidado faz toda diferença para quem está vivendo algo tão difícil”, relatou Janilza.
O trabalho contínuo da Psicologia do HE reforça o compromisso do Governo do Estado do Amapá em garantir atendimento humanizado e cuidado integral à saúde mental da população e dos profissionais da rede hospitalar, de forma intensiva e incondicional.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!