'A pesca esportiva no Amapá movimenta a economia e gera renda', diz governador Clécio Luís no encerramento do Circuito Reis do Rio
Evento competitivo no município de Porto Grande, em modelo de festival, movimentou a economia local, valorizando a cultura amazônica e o desenvolvimento socioambiental do Amapá.

O governador Clécio Luís participou com a primeira-dama, Priscilla Flores, no sábado, 18, da programação de encerramento do 4º Circuito Reis do Rio, torneio de pesca esportiva realizado no município de Porto Grande, às margens Rio Araguari. O evento competitivo, em modelo de festival, movimentou a economia local, valorizando a cultura amazônica, e impulsionou o desenvolvimento socioambiental do Amapá.
O torneio de pesca esportiva foi realizado com apoio das secretarias de Estado de Turismo (Setur), Pesca e Aquicultura (Sepaq) e Desporto e Lazer (Sedel), com efetividade de realização do Instituto Baluarte da Amazônia.
“A pesca esportiva é uma realidade no Amapá que movimenta a economia e gera renda. Nesta quarta edição do torneio houve o dobro de participantes de vários outros municípios e nós apoiamos diretamente essa prática que está contida em nosso plano de Governo”, destacou o governador, Clécio Luís.

O Circuito Social Reis do Rio, também apresentou atendimentos de saúde, atividades educativas, oficinas de meio ambiente e ações voltadas à infância e juventude.

“Realizamos diversas programações paralelamente ao torneio, e isso nos garante que o evento seja social, voltado para as comunidades, ou seja, não é somente uma competição, mas também existe um trabalho comunitário”, declarou o coordenador e organizador do evento, Willian Rocha.
Este ano evento contou com 54 equipes, sendo mais de 160 competidores, e um aumento considerável em relação a 2024, quando participaram 24 grupos. Com todo esse volume de participantes houve um crescimento nas ocupações de hotéis e pousadas, além da grande procura por restaurantes e bares.

“Observamos que tivemos uma grande movimentação em nossa cidade e isso, se deve ao evento esportivo. Em nossa gestão, a prefeitura sempre irá apoiar essas iniciativas que visam o entretenimento e também garantem economia forte a nossa comunidade”, enfatizou o prefeito de Porto Grande, Elielson Moraes.
Mais do que uma disputa, os torneios reforçam o compromisso com a preservação ambiental, adotando práticas de pesca esportiva que priorizam o manejo consciente, o uso do pesque-e-solte e a valorização do conhecimento tradicional das comunidades ribeirinhas.

“Queremos sempre incentivar essa prática esportiva, pois, sabemos do potencial do Amapá para este segmento. Agora vamos aprimorar este viés e colocar o estado diretamente no roteiro desta modalidade”, disse o secretário de Estado da Pesca, Paulo Nogueira.
No evento ainda estiveram presentes as secretárias de Turismo e Meio Ambiente, Syntia Lamarão e Taysa Mendonça; o secretário de Estado dos Direitos Humanos, Richard Madureira; além do deputado federal, André Abdon.
Circuito Reis do Rio
A etapa conta com duas modalidades principais: o Torneio de Pesca Esportiva em duplas embarcadas, valendo pontos para o Ranking Estadual com homologação oficial da Federação Norte de Pesca Esportiva (FNPE) e da Confederação Brasileira de Pesca Esportiva (CBPE), além dos Torneios Abertos e o tradicional Torneio de Arremesso.

Trade Show 2025
A Pesca Trade Show 2025 é reconhecida como um dos principais eventos do setor do mundo, ela compõe o calendário oficial das feiras internacionais de pesca, conforme publicado pela revista "Angling International".
Esta 17ª edição reúne não só estados e profissionais de turismo e pesca do Brasil, mas também empresas de países como: Japão, China, Argentina, Chile, Panamá e Cuba. O evento tem foco nos segmentos de mergulho, pesca, náutica, camping e turismo de pesca.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!