Após 12 anos, Governo do Amapá realiza concurso para oficiais do Corpo de Bombeiros Militar
Provas objetivas aconteceram no domingo, 19. Certame marca a valorização do serviço público e a renovação dos quadros da corporação, com a primeira turma de formação de oficiais no próprio estado.

O Governo do Amapá realizou neste domingo, 19, as provas objetivas do Concurso Público de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP). A etapa, que marca a 1ª fase do certame, foi conduzida pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e representa um importante passo na valorização dos servidores e no fortalecimento da segurança pública do estado.
Henrique Lobato, candidato que se prepara há quatro anos para concursos públicos, destacou a importância dessa nova oportunidade.
“Esse concurso foi uma nova chance que surgiu, e eu vi através dele a possibilidade de conquistar uma carreira sólida, com estabilidade. Agradecemos ao Governo do Estado por essa iniciativa”, afirmou.

O concurso visa a formação de cadastro reserva de 180 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO). Ao todo, 13.961 candidatos se inscreveram no certame. A secretária de Administração, Cinthya Mendes, ressaltou o simbolismo do momento.
“É um concurso que não era realizado há mais de 12 anos e muito esperado pela nossa população. Será o primeiro curso de formação realizado aqui no próprio estado, o que reforça o compromisso do governo com a valorização dos servidores e o fortalecimento da segurança pública”, destacou.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Pelsondré Martins, enfatizou a relevância do certame para a renovação do quadro de oficiais.
“Atualmente, o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá não conta com tenentes no quadro combatente. Esse concurso é essencial para suprir essa necessidade. O governador, sensível a essa demanda, autorizou a realização desse processo que é fundamental para a corporação. A previsão é que, concluído o certame, o curso de formação inicie já em janeiro”, explicou.
Os candidatos aprovados na prova objetiva e classificados dentro do número de vagas autorizadas seguirão para as próximas etapas, todas de caráter eliminatório: exame documental, avaliação física, avaliação psicológica, exame de saúde, investigação social e o Curso de Formação de Oficiais (CFO).

O comandante da Academia de Formação Militar do CBM/AP, coronel Marcelo Guedes, ressaltou que esta será a primeira turma de oficiais formada no próprio Amapá.
“Pela primeira vez, os oficiais do Corpo de Bombeiros serão formados aqui no estado, recebendo toda a doutrina e os valores da corporação amapaense. Isso fortalece o vínculo com a comunidade e garante uma atuação ainda mais alinhada às necessidades locais”, pontuou.
A prova deste domingo teve 21,55% ausentes, ou seja, um total de 3009 candidatos não compareceram ao local de prova.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!