Governo Amapá recebe cruzeiro internacional pela terceira vez e se firma como rota de expedições na Amazônia
Navio Seabourn Venture atracou no Porto da Praticagem, em Fazendinha, com mais de 200 turistas americanos.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Amapá entrou na rota dos cruzeiros internacionais e reafirmou sua visibilidade turística ao receber, neste domingo 19, o navio de expedição, Seabourn Venture. A embarcação atracou em frente ao Porto da Praticagem, na região da Fazendinha, em Macapá, trazendo a bordo 208 turistas estrangeiros americanos em uma jornada exclusiva pela Amazônia.
A visita faz parte das ações estratégicas do Governo do Estado do Amapá para fomentar o turismo internacional, explorando o ecoturismo e a riqueza cultural da região amazônica. Durante a parada, os visitantes puderam realizar um City Tour guiado pelos principais pontos turísticos da capital, incluindo o Estádio Zerão, conhecido por estar cortado pela Linha do Equador, a imponente Fortaleza de São José, a Casa do Artesão e o Museu Sacaca, que apresenta o modo de vida dos povos amazônicos.


“A presença de um navio desse porte é resultado de um trabalho contínuo de promoção do Amapá e da Amazônia autêntica no cenário internacional. Os visitantes estão gerando receita ao estado e fomentando a economia local", ressaltou a secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão.
Entre os visitantes, o turista norte-americano Marc Master, da Flórida, destacou a qualidade dos produtos locais e a receptividade do povo amapaense. Ele visitou a Casa do Artesão e adquiriu itens do Selo Amapá, que identifica produtos genuinamente regionais.
“Fiquei impressionado com a autenticidade e o cuidado nos detalhes dos produtos feitos aqui. Levo comigo peças lindas e únicas. Além disso, a maneira como fomos recebidos foi incrível, as pessoas aqui são muito gentis e acolhedoras. Foi uma experiência especial”, relatou o turista.

Além da movimentação turística, a escala do cruzeiro também gera impacto econômico positivo para o comércio local e para os profissionais do setor, como guias, artesãos e operadores de turismo.
Amapá internacional
Segundo dados do Ministério do Turismo (MTur), o Amapá foi o estado da Região Norte que mais recebeu turistas internacionais em 2024, com 38,9 mil visitantes. Além disso, este ano a Ponte Binacional, em Oiapoque, registrou a entrada de 13 mil visitantes durante o período da 54ª Expofeira, vindos da Guiana Francesa e de outros países da região, evidenciando o caráter internacional da Expofeira. Essa movimentação reforça a importância estratégica da fronteira para o turismo amapaense e amplia as possibilidades de integração regional.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!