Jovens amapaenses descobrem como enfrentar mudanças climáticas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025
Estudantes vivem experiências fora da sala de aula e se inspiram com oficinas e exposições sobre inovação, meio ambiente e cultura oceânica.

Entre experiências interativas, oficinas e muita curiosidade, o brilho nos olhos dos estudantes é o que dá o verdadeiro tom à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2025, que começou nesta segunda-feira, 20, no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP), em Macapá. Realizado com apoio do Governo do Estado, o evento segue até o dia 22 e traz como tema “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.

Mais do que um espaço de palestras e exposições, a SNCT se transforma em um ambiente de descobertas e inspiração para jovens como Maiane Michele, de 15 anos, e José Heitor da Silva Pereira, de 16. Ambos estudantes da rede pública, eles enxergam na ciência uma forma de aprender de maneira diferente, e de se aproximar de um futuro cheio de possibilidades.
Apaixonada por tecnologia e ciência, Maiane fala com entusiasmo sobre participar do evento.
“Eu acho muito legal ter um lugar assim, onde a gente pode aprender fora da sala de aula. É diferente ver as coisas acontecendo de verdade, poder tocar, experimentar. Isso faz a gente entender melhor o que aprende na escola”, contou.

Já José Heitor destaca como o evento ajuda a enxergar a ciência com novos olhos.
“Eu já tive algumas aulas sobre ciência e tecnologia, mas aqui é tudo mais prático. A gente vê o sistema funcionando, entende como as coisas acontecem. É bom porque abre a cabeça e mostra que ainda tem muito o que conhecer”, disse o estudante.

Com foco na cultura oceânica e na preservação dos recursos naturais, a edição de 2025 propõe uma reflexão sobre o papel dos oceanos e rios no cotidiano das pessoas e na luta contra as mudanças climáticas. Durante os três dias de programação, o público pode participar de palestras, oficinas, painéis e exposições interativas, reunindo pesquisadores, educadores e gestores ambientais de diversas instituições parceiras.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, o Governo do Estado do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), além da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Senai, Petrobras e Embrapa.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!