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Empreendedores do Vale do Jari recuperam créditos na Afap

No período de 20 a 24 de janeiro, a Agência de Fomento realizou 19 renegociações

Por Redação
24/02/2017 15h40

Acordos levaram em consideração a condição financeira atual de cada empreendedor

“Perdi muitos clientes e fiquei sem condições de honrar meus compromissos”, conta a empreendedora Ana Maria Pacheco, dona de um restaurante no município de Laranjal do Jari, região sul do Estado. Foi pensando em ajudar pessoas na mesma situação de Ana, que a Agência de Fomento do Amapá (Afap), realizou no período de 20 a 23 de fevereiro uma ação para renegociar os débitos dos clientes.

A dona do restaurante conseguiu um financiamento na Agência em 2015 com a meta de abastecer o estoque e expandir o negócio. As vendas até aumentaram, mas logo veio a crise que resultou na dificuldade para pagar as parcelas do contrato.

Cada financiado foi atendido de maneira particular pelo setor jurídico para regularizar a pendências com a instituição financeira do Governo do Estado. Ao todo, foram realizados 19 acordos. “Ouvimos cada caso e fizemos acordos conforme a condição de todos os clientes que se dispuseram a regularizar suas pendências”, informou a gerente jurídica da Afap, Kelly Lima.

Na renegociação com a dona do restaurante, a equipe da Afap apresentou a possibilidade de redução do valor das parcelas para equilibrar as contas. A proposta foi aceita pela cliente e o acordo finalizado. “Eu pagava cerca de R$ 200 e agora vou pagar R$ 110 por mês. Ficou mais confortável, eles foram muito compreensíveis”, afirmou a empreendedora.

O autônomo Admilson Pinheiro também aproveitou a oportunidade para resolver os débitos. Em 2013, o motorista acessou um financiamento para comprar veículo de médio porte, mas a empresa que prestava serviço não renovou o contrato. Sem renda fixa, Admilson não conseguiu pagar as parcelas no valor de R$ 1.100,00. “Hoje eu estou fazendo frete, mas não é um dinheiro certo. Com essa nova parcela [R$ 630] vou me esforçar para pagar”, garantiu Pinheiro.

Segundo a diretoria da instituição, esta ação faz parte de uma política de recuperação de crédito conciliadora que a Afap está adotando. O objetivo principal é ajudar empreendedores impactados com a crise econômica. “Com o retorno desses créditos podemos abrir novos financiamentos para fortalecer nossa economia. O papel social da Afap é garantir oportunidades de crescimento para todos”, destacou o presidente, Francisco de Assis Costa.

Cobrança

Foram entregues 51 notificações de cobrança, 17 delas no município de Vitória do Jari e o restante em Laranjal. De acordo com o gerente geral de crédito, Bruno Mendes, clientes com parcelas em atraso por mais de 30 dias recebem este comunicado extrajudicial. “O ideal é que o empreendedor não deixe acumular os vencimentos. Isso pode implicar na inserção do nome nos órgãos de proteção ao crédito (SPC e Serasa)”, alertou o gerente.

A Afap ressalta que descontos ofertados para renegociação só podem ser aplicados em juros de mora, aqueles relacionados ao vencimento das parcelas. Multas e juros de contrato não estão inclusos no acordo.

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