Governo do Amapá inicia aplicação das provas do Saeb para diagnosticar e fortalecer a educação estadual
Diversas ações foram realizadas para garantir a participação dos estudantes na avaliação.

O Governo do Amapá iniciou nesta segunda-feira, 20, a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) nas escolas da rede pública estadual. O processo segue até o dia 31 de outubro, com o objetivo de diagnosticar a proficiência dos estudantes e orientar as políticas públicas educacionais.
A avaliação é realizada a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sendo crucial para medir o desempenho dos alunos em língua portuguesa e matemática. A partir dos resultados, calcula-se o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
A prova é destinada a estudantes do ensino fundamental e médio. Para garantir bom índice de participação e melhor desempenho, a Secretaria de Estado de Educação (Seed) tem mobilizado mobilizou gestores, coordenadores pedagógicos e professores em uma série de ações preparatórias desde o início do ano.

Durante o mês de setembro, houve ainda a realização do “Simuladão Saeb” para mais de 24 mil estudantes e, posteriormente, a premiação alunos, professores e escolas que se destacaram.
Segundo a secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seed, Danielle Dias, o empenho conjunto busca o engajamento da comunidade escolar em prol de um retrato fidedigno da educação estadual.

"O Saeb é o nosso termômetro. É por meio dele que conseguimos identificar os avanços, mas principalmente os pontos que exigem mais atenção e investimento. O nosso compromisso é com a qualidade do ensino, e a participação plena dos nossos estudantes é essencial para que possamos traçar as melhores estratégias e garantir um futuro promissor para a educação amapaense", afirma a secretária.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!