Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Com apoio do Governo do Amapá, 22º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia inicia em Macapá

A edição de 2025 propõe uma reflexão sobre o papel dos oceanos no cotidiano das pessoas e a importância da preservação dos recursos marinhos, estimulando o diálogo entre a ciência, a cultura e os saberes regionais.

Por Flávio Sousa
20/10/2025 18h01
Logo no primeiro dia, o público pôde participar de oito oficinas e visitar uma série de estandes interativos

Com apoio do Governo do Amapá, a 22º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2025) começou nesta segunda-feira, 20, na sede do Serviço de Apoio a Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), em Macapá.

O evento, que reúne instituições, pesquisadores, alunos e professores, inicia com o tema “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, inspira atividades que conectam conhecimento, sustentabilidade e tecnologia. Logo no primeiro dia, o público pôde participar de oito oficinas e visitar uma série de estandes interativos, que unem teoria, prática e curiosidade científica.

Edivan Andrade, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação

“Esse evento é uma oportunidade de integrar conhecimento científico, inovação e saberes regionais, valorizando as experiências e soluções que nascem do nosso território. A SNCT 2025 vai conectar pesquisadores, estudantes, empreendedores e a comunidade, fortalecendo o ecossistema de inovação do Amapá e inspirando as novas gerações a seguirem o caminho da ciência e da sustentabilidade”, destacou Edivan Andrade, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Durante o evento, o público pode participar de palestras, oficinas, exposições e painéis temáticos, que contarão com a presença de renomados pesquisadores, educadores e gestores ambientais. As atividades foram pensadas para incentivar a popularização da ciência e estimular o interesse de jovens e estudantes pela pesquisa e pela inovação tecnológica.

Deputado estadual Jory Oeiras

“A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma oportunidade única para mostrarmos que o Amapá tem muito a contribuir com o futuro do país. Quando falamos em cultura oceânica e mudanças climáticas, estamos falando diretamente da nossa realidade amazônica, das nossas águas, do nosso povo e das nossas riquezas naturais. Apoiar a ciência é investir em desenvolvimento sustentável, é garantir que nossas próximas gerações herdem um estado mais preparado, justo e consciente do seu papel no mundo”, destacou o deputado estadual Jory Oeiras.

O Instituto de Pesquisa Científicas e Tecnológicas do Estado (Iepa) levou exposições científicas e fez a entrega do Atlas Geográfico do Amapá, garantindo a imersão do tema do evento.

Diretora-presidente do Iepa, Íris Silva

“O Iepa tem orgulho de fazer parte dessa jornada que une ciência, tecnologia e os saberes tradicionais do Amapá. Cada pesquisa, cada projeto apresentado aqui reflete o compromisso dos nossos pesquisadores com a preservação ambiental e com o fortalecimento do conhecimento produzido no nosso território. A SNCT é um espaço de troca e de inspiração é onde a curiosidade se transforma em descoberta e onde a ciência se aproxima da vida das pessoas”, disse a diretora-presidente do Iepa, Íris Silva.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, o Governo do Estado do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), além da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Senai, Petrobras, Embrapa e Ifap.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!