Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PETRÓLEO

'Significa um novo período na história econômica e social do Amapá', diz governador Clécio Luís sobre licenciamento para Petrobras

A perfuração deve começar imediatamente e tem previsão de duração de 5 meses. O objetivo da etapa é coletar dados geológicos e avaliar se a área tem viabilidade econômica para produção.

Por Weverton Façanha
21/10/2025 11h00
Governador Clécio Luís, em visita técnica a sonda ODN-II, posicionada na Margem Equatorial.

O governador Clécio Luís celebrou na segunda-feira, 20, a informação de que a Petrobras obteve a licença de operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para iniciar a perfuração de um poço exploratório no bloco FZA-M-059, localizado em águas profundas do Amapá, na região da Margem Equatorial. 

“Essa licença vai nos permitir fazer a pesquisa sobre o petróleo, e isso para nós significa um novo período na história econômica e social do Amapá. A perfuração deve começar imediatamente e tem previsão de duração de 5 meses. O objetivo é coletar informações geológicas e avaliar a viabilidade econômica de petróleo e gás na região", destacou o governador Clécio Luís.

Durante a fase, não haverá produção. Para a conquista do licenciamento ambiental, a Petrobras cumpriu todos os requisitos do processo exigido pelo Ibama, incluindo a realização, em agosto, de uma avaliação pré-operacional para testar os planos de resposta a emergências. 

“Foram praticamente dois ano e meio para convencer o Brasil e o Mundo de que a Margem Equatorial é necessária para as regiões norte e nordeste do país. Sem dúvidas o petróleo é um vetor de crescimento econômico para estas regiões e ainda alavancar o desenvolvimento de outras atividades econômicas”, enfatizou o vice-governador, Teles Júnior.

Para a conquista do licenciamento ambiental, a Petrobras cumpriu todos os requisitos do processo exigido pelo Ibama

Dentre tantos procedimentos para alcançar o licenciamento, a Petrobras construiu o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Fauna (CRD), no município de Oiapoque, licenciado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

Além disso, o apoio do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, do senador Randolfe Rodrigues e da bancada federal foi essencial para o andamento do processo.

Próxima etapa  

Com a emissão da licença de operação para perfuração do poço, o principal objetivo da etapa é coletar dados geológicos e avaliar se a área tem viabilidade econômica para produção. 

Potencial 

A região estende‑se ao longo de cerca de 2.200 km entre o extremo Norte do Amapá e o litoral do Rio Grande do Norte, e engloba 5 bacias sedimentares: Foz do Amazonas, Pará‑Maranhão, Barreirinhas, Ceará e Potiguar. 

Segundo estimativas do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) a área possui um volume de recursos de óleo e gás “in situ” da ordem de 1,1 milhão de barris por dia.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!