Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo intensifica ações de combate à tuberculose no Iapen

De três em três meses, ações preventivas são realizadas no Instituto, incluindo exames para tuberculose, hanseníase e HIV

Por Da Redação
25/02/2017 22h33

Casos da doença surgem com maior frequência no período chuvoso, quando os internos passam mais tempo nas celasCasos da doença surgem com maior frequência no período chuvoso, quando os internos passam mais tempo nas celas

A coordenação de tratamento penal, que funciona dentro do Instituto Penitenciário do Amapá, trabalha numa ação conjunta com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Prefeitura de Macapá para tratar casos de tuberculose no Iapen. Seis internos diagnosticados com a doença estão em uma cela isolados, recebendo medicação. Outros três apenados, que apresentam os sintomas, estão sendo monitorados por uma equipe de saúde do instituto.

De acordo com o diretor do Iapen, Jefferson Picanço, os casos da doença surgem com maior frequência no período invernoso, quando os internos passam mais tempo nas celas em função das chuvas.

O confinamento pode favorecer a infecção que ocorre a partir de inalação de gotículas expelidas pela fala, espirro e tosse de pessoas doentes. Neste período de chuvas, os internos adoecem mais com viroses gripais e apresentam sintomas como coriza e tosses que podem ser confundidos com a tuberculose.

Para evitar a disseminação da doença e tranquilizar a comunidade prisional, a Coordenação de Saúde Prisional, Laboratório Central de Análises Clínicas (Lacen), Centro de Referência de Doenças Tropicais(CRDT) e o Iapen, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irão realizar uma grande ação quando serão ofertados 60 exames diários até que toda a população carcerária seja atendida.

Está marcado para o dia 17 de março, o Dia "D" de saúde prisional onde além dos exames para o diagnóstico de tuberculose, serão ofertados testes rápidos para HIV, Hepatites Virais e vacinação. “Estamos organizando uma força tarefa integrada de saúde para atuar no Iapen e garantirmos atendimento com diagnóstico e tratamento em vários agravos à população privada de liberdade conforme preconiza a política de saúde prisional do Ministério da Saúde" assegurou o secretário de Saúde, Gastão Calandrine.

Tuberculose
A tuberculose é transmitida pelo Mycobacterium Tuberculosis, o bacilo de Koch, e afeta principalmente os pulmões. Os sintomas são tosse por mais de duas semanas, catarro, febre, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento. Nos casos mais avançados o doente apresenta escarro com sangue. A tuberculose tem cura. O tratamento em geral dura em média seis meses e os medicamentos não podem ser interrompidos.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!