Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Força-tarefa CIN: Governo do Estado leva cidadania para 345 moradores do município de Amapá

Ação realizou centenas de atendimentos, levando cidadania e garantia de direitos aos cidadãos da comunidade.

Por Luiz Henrique
22/10/2025 15h00
Ação prestou 345 atendimento no município de Amapá

O Governo do Estado levou mais cidadania ao município de Amapá. A força-tarefa da Carteira de Identidade Nacional (CIN) realizou uma ação itinerante para que os cidadãos pudessem emitir o novo documento. Ao todo, foram realizados 345 atendimentos, entre eles pescadores, que precisam da nova identidade para acessar o seguro-defeso.

A ação foi promovida pelo Super Fácil, em parceria com a Secretaria de Pesca e Aquicultura (Sepaq), o Prodap e a Polícia Científica do Amapá (PCA), e ocorreu no período de 16 a 19 de outubro. Segundo o coordenador do Super Fácil Santana, Ney Monte, a receptividade dos moradores foi marcada por alegria e gratidão.

“Com essa ação, centenas de pessoas puderam emitir pela primeira vez a nova Carteira de Identidade Nacional. Para toda a nossa equipe, foi uma alegria atender a comunidade e receber um retorno tão positivo das pessoas”, afirmou.

Como parte da força-tarefa, alguns atendimentos foram realizados em domicílio, devido a necessidades especiais. A moradora Tatiana Castro, por exemplo, que tem problemas de locomoção, foi atendida em casa.

“Tenho problemas nas minhas pernas e só consigo andar com o auxílio de cadeira de rodas e andador. Sempre que preciso ir a Macapá, tenho que ir de ambulância. Recentemente, caí ao tentar me locomover, o que agravou ainda mais minha situação. Por isso, sou muito grata. Agradeço do fundo do coração à equipe do Governo do Estado, que veio até a minha casa para garantir minha cidadania e emitir meu documento”, destacou.

A moradora Tatiana Castro foi atendida em casa

Durante os quatro dias de ação, diversas pessoas se dirigiram à Escola Estadual Vidal de Negreiros, onde o Super Fácil se instalou para os atendimentos presenciais. Para o estudante Tiago Figueiredo, a dificuldade de locomoção, aliada à falta de transporte e recursos, tornava inviável a emissão do documento.

“Sempre tive dificuldades para tirar meus documentos, pois não conseguia ir até a capital por falta de dinheiro. Agora estou muito feliz porque consegui emitir minha identidade com a vinda do Governo do Amapá. Assim, poderei realizar outros sonhos, continuar meus estudos e entrar na faculdade”, relatou.

Estudante Tiago Figueiredo

A força-tarefa da CIN já entregou mais de 35 mil carteiras de identidade para cidadãos em todo o Amapá e segue realizando ações com atendimento diferenciado nos municípios, garantindo o direito à cidadania para todos que necessitam.

Muitos moradores buscaram atendimento

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!