Outubro Rosa: mulheres participam de palestra sobre autocuidado, autonomia e projeto de vida
Público feminino atendido pelo Centro de Referência em atendimento à Mulher e a Família (Camuf) participam da atividade até esta sexta-feira, 24, em Macapá.

O Governo do Estado realizou nesta quarta-feira, 22, uma roda de conversa sobre autoestima e cuidados. A atividade integra as ações da campanha do Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, e aconteceu no auditório do Complexo da Mulher, em Macapá.
Sob a coordenação do Centro de Referência em atendimento à Mulher e a Família (Camuf), que pertence à Secretaria de Políticas para Mulheres (SEPM), a ação segue até esta sexta-feira, 24, e tem como objetivo despertar a autoestima, autoconfiança e conhecimento de mulheres atendidas pelo Camuf.

Assessora técnica, Márcia Corrêa diz que o momento de acolhimento ajuda no processo de fortalecimento e planejamento do futuro.
"O Camuf oferece atendimento e dá oportunidade para que essa mulher se reconstrua, se conheça, se fortaleça e consiga interagir com outras mulheres com histórias de superação ", destacou, Márcia.
A dinâmica envolveu acadêmicos do curso de psicologia da Faculdade Anhanguera, que puderam trocar experiências construindo novos conhecimentos de forma colaborativa fora do ambiente acadêmico.

A professora de psicologia da instituição, Ana Catarina, de 25 anos, explicou que o momento é uma grande experiência para os acadêmicos.
"O objetivo foi promover a autoestima, o autocuidado e o autoconhecimento do público atendido pelo centro. Trabalhando no 'como eu me trato versus como me tratam', promovendo a reflexão para que elas consigam sair daqui revigoradas e projetando uma nova vida, porque todos nós temos grandes sonhos", ressaltou a professora.

O Camuf é um dos centros que oferece serviços especializados para mulheres e familiares em contexto de violências.
Uma das participantes foi da Linda Rosa (nome fictício), de 29 anos, que frequenta o Camuf há quase três anos. Na ocasião, compartilhou a experiência como mãe atípica de dois, de três filhos e sem rede de apoio.
"A gente passa 24 horas cuidando dos nossos filhos, das crises, de tudo. É bom parar um pouco e cuidar da gente. Quando encontramos outras histórias parecidas a gente se identifica. O Camuf me ajudou a lidar com problemas de saúde, obter benefícios, seria bom que outras mulheres conhecessem o centro. Aqui fui muito bem acolhida e compreendida", disse a participante.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!