Governo do Amapá orienta gestores de escolas públicas e privadas sobre prazo final do Censo Escolar 2025
Período de retificação, até 31 de outubro, é a última oportunidade para ajustes na primeira etapa do levantamento. Somente escolas que concluírem o fechamento terão seus dados validados pelo Inep.
O Governo do Amapá alerta gestores escolares das redes pública e privada sobre o prazo para conferência e correção dos dados declarados ao Censo Escolar 2025. Até a próxima sexta-feira, 31, estará disponível no Sistema Educacenso a funcionalidade “Fechamento”, que permite às escolas verificar eventuais inconsistências nos dados declarados, realizar as correções necessárias e emitir o Recibo de Fechamento, documento que comprova a finalização do processo.
Conforme a Portaria nº 650, de 18 de setembro de 2025, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 23 de setembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu o período de 24 de setembro, e foi prorrogado até 31 de outubro de 2025 para que as instituições de ensino revisem e, se necessário, retifiquem suas informações.
A secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, reforça que a realização do fechamento é obrigatória para que os dados sejam considerados válidos e incluídos nas estatísticas oficiais do Inep.
“O Censo Escolar é a base de toda a política educacional do país. É a partir desses dados que o Ministério da Educação e os estados planejam as políticas públicas da educação. Por isso, é fundamental que as escolas façam a conferência com atenção e concluam o fechamento dentro do prazo”, destacou a gestora.
Apenas as escolas que concluírem o procedimento dentro do prazo terão suas informações incluídas na publicação final do Censo Escolar 2025.
Além da conferência, as instituições poderão complementar informações que eventualmente não tenham sido declaradas durante o período de coleta, desde que observada a data de referência do Censo (28 de maio de 2025).
Os gestores escolares e das redes de ensino devem estar atentos a esse processo, que é essencial para garantir a precisão das informações educacionais e subsidiar políticas públicas, repasses de recursos e planejamento das ações pedagógicas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!