Governo do Amapá oferece serviços de beleza e saúde para conscientizar mulheres de Santana sobre os cuidados sobre o câncer
A atividade além de proporcionar bem-estar, divulga informações com o propósito de ampliar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer.
O Governo do Amapá em parceria com a faculdade Madre Tereza proporcionou um momento de cuidado com a saúde e beleza do público feminino que frequenta o Centro de Atendimento à Mulher e à Família do município de Santana (Camuf), para marcar o Outubro Rosa. O objetivo foi conscientizar as participantes sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
Foram realizados exercícios físicos de curta duração e oferecidos atendimentos como, aferição de pressão, teste de glicemia, massoterapia e corte de cabelo. A ação culminou com uma roda de conversa sobre a atenção que as mulheres devem ter com sua saúde e as ações que devem ser tomadas para prevenir o câncer.
A coordenadora do Camuf Santana, Iraciara Nunes, destacou que a instituição oferece acolhimento, serviços e apoio especializado para mulheres e suas famílias que enfrentam a violência doméstica.
“A campanha de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer faz parte das ações realizadas pela rede de proteção do Governo do Estado e conta com o trabalho de uma equipe multiprofissional. No mês de outubro há um reforço na oferta de exames, lançamento de publicações, campanhas informativas e eventos focados na saúde da mulher”, pontuou a coordenadora.
Ao dar visibilidade à causa, disseminando informações sobre a doença, os fatores de risco e os cuidados, incentivando as mulheres a realizarem exames preventivos, estimulando as mulheres a conversarem sobre o assunto, o Governo do Amapá mobiliza a sociedade para apoiar a luta contra o câncer e reduzir a mortalidade causada pela doença.
Diene da Silva Amaral, de 49 anos, trabalha fazendo faxinas. Há cerca de um ano, foi diagnosticada e iniciou tratamento para câncer de mama. Ela se sentiu recebida de forma hospitaleira e aconchegante por todos no Camuf.
“O acolhimento é fundamental, pois ajuda a enfrentar os desafios físicos e emocionais da doença. Depois de ser atendida, me achei mais bonita e mais fortalecida. Foi possível compartilhar experiências, conseguir conselhos práticos e ter a autoestima renovada”, destacou Diene.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!