Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROTAGONISMO DO AMAPÁ

Na OTC, Clécio Luís apresenta incentivos fiscais e convida empresários para a nova fronteira do petróleo: 'façam do Amapá o melhor caso de sucesso'

No Rio de Janeiro, estande do Governo do Amapá montado no maior evento de tecnologia offshore atrai interesses do mercado.

Por Fabiana Figueiredo
29/10/2025 11h50
Governador Clécio Luís conversou com empresários do setor, na OTC Brasil 2025

O Governo do Amapá é uma das atrações do Offshore Technology Conference (OTC Brasil 2025), a maior conferência mundial da indústria de óleo e gás em águas profundas, realizada no Rio de Janeiro. Na terça-feira, 28, o governador Clécio Luís palestrou no estande institucional da gestão, reunindo empresários e representantes de instituições públicas e privadas interessados em conhecer mais sobre a nova fronteira do petróleo no Brasil.

Com a palestra "Amapá: potencial energético e posição estratégica na Margem Equatorial Brasileira", Clécio Luís apresentou incentivos fiscais, as potencialidades do estado e convidou as empresas a investirem na região. O Amapá se prepara para receber a cadeia de petróleo, em função da recente atividade de exploração na costa amapaense.

"A gente está preparando o Amapá para este momento. Um dos exemplos disso e o Repetro, onde o estado abre mão de recursos neste momento, para atrair investimentos. Quem quiser ir para o Amapá produzir e transformar, faça do Amapá o melhor caso de sucesso ambiental, econômico, e social. No Brasil hoje, o Amapá é o estado que oferece as melhores condições para quem quer produzir com segurança ambiental, jurídica e com desenvolvimento na prática. Conheçam e invistam no Amapá", afirmou Clécio Luís.

Em palestra na OTC Brasil 2025, governador Clécio Luís elencou potências do Amapá para o mercado

Condições fiscais
Concedido à Petrobras nas operações no Amapá, o Regime Aduaneiro Especial de Exportação e Importação de Bens Destinados às Atividades de Pesquisa e de Lavra das Jazidas de Petróleo e Gás Natural (Repetro) oferece benefícios fiscais para o mercado, como a isenção de ICMS em operações internas com bens destinados à pesquisa e lavra de petróleo e gás; e a isenção na importação de equipamentos especializados.

A Área de Livre Comércio de Macapá e Santana, com isenção tributária nas aquisições feitas em outras UFs, e o benefício tributário para as indústrias que querem se instalar no estado do Amapá também se destacam entre as facilidades para o mercado.

Estande do Governo do Amapá ficou lotado neste primeiro dia de OTC Brasil 2025

Organizada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), em parceria com a OTC Global, a OTC Brasil 2025 acontece até quinta-feira, 30, no ExpoRio Cidade Nova, com cerca de 20 mil inscritos de 20 países.

Durante o evento, a Petrobras Transporte S.A. (Transpetro) anunciou ao governador e à Petrobras que negocia a construção de uma base logística no Amapá, para dar suporte as operações de transporte e logística de petróleo, derivados, gás e biocombustíveis, simbolizando um marco para o futuro da exploração na Margem Equatorial e para o desenvolvimento econômico sustentável da região.

A participação expressiva do público e visitas ao estande do Governo na OTC neste primeiro dia evidenciam o protagonismo do Amapá. Ao apresentar as potencialidades sustentáveis, o governador reforça o posicionamento estratégico do estado e apresenta o potencial do Amapá para atrair investimentos na cadeia de óleo e gás.

Roberto Ardenghy, presidente do IBP, destacou preparação do Amapá para o futuro de petróleo na costa amapaense

“O Amapá está se preparando muito bem para esse desafio, está se organizando internamente, e mobilizando lideranças para que essa riqueza seja utilizada para o progresso do estado. Que se façam bons negócios para o Amapá“, disse o presidente do IBP, Roberto Ardenghy, que acompanhou a palestra do governador no estande.

O Amapá vê na cadeia produtiva do óleo e gás a oportunidade para consolidar uma nova matriz econômica e energética, capaz de transformar a realidade do estado e enfrentar o desequilíbrio entre ser a unidade federativa mais preservada do Brasil e, ao mesmo tempo, a que abriga uma das populações mais pobres do país.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!