Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HOSPITAL DE SANTANA

Hospital Estadual de Santana recebe consultores do Hospital Sírio-Libanês para troca de experiência no serviço de emergência

Visita tem o objetivo de aprimorar o fluxo dos atendimentos, diminuir o tempo de espera do paciente e evitar superlotação da unidade.

Por Júnior Nery
29/10/2025 22h00
Iniciativa tem como objetivo otimizar o fluxo de pacientes, reduzir o tempo de espera e combater a superlotação no HES

Com o compromisso de oferecer um atendimento mais ágil e humanizado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Estadual de Santana (HES) recebe até está quarta-feira, 30, a visita técnica de consultores do Hospital Sírio-Libanês que integram o "Projeto Lean nas Emergências", do Ministério da Saúde.

A iniciativa tem como objetivo otimizar o fluxo de pacientes, reduzir o tempo de espera e combater a superlotação nas unidades de urgência e emergência de todo o país. A presença dos consultores reforça o compromisso do Governo do Amapá com a melhoria contínua da rede hospitalar.

Durante a visita, os especialistas realizaram coletas de dados, acompanharam os fluxos internos e orientaram as equipes sobre medidas que podem tornar o atendimento ainda mais resolutivo e eficiente.

Jailson, diretor do Hospital Estadual de Santana

“O projeto Lean, aqui no HES, começou em 2022 e, em 2023, ganhou força com o apoio da gestão estadual para sua implementação de fato e de direito. Essa volta da equipe do Sírio-Libanês marca a etapa 10 do projeto, e o hospital foi novamente contemplado, porque conseguimos atingir as metas estabelecidas no último ciclo”, explicou o diretor do Hospital de Santana, Jailson Corrêa.

Segundo Jailson, à época, o principal objetivo era reduzir os fluxos e o tempo de espera no pronto-socorro, inclusive em um momento de grandes desafios, quando o atendimento era feito na tenda montada na unidade para o tratamento de pacientes com Covid-19. De lá pra cá, o Governo do Amapá investiu tanto na ampliação da estrutura do prédio, quanto de equipamentos e insumos à unidade.

Presença dos consultores reforça o compromisso do Governo do Amapá com a melhoria contínua da rede hospitalar

Indicadores de desempenho

O trabalho no HES segue um cronograma nacional que avalia indicadores de desempenho, com base em ferramentas de gestão hospitalar reconhecidas internacionalmente. O projeto vem gerando resultados expressivos desde a implantação na unidade.

“Com o apoio do projeto, conseguimos implantar a classificação de risco com base no protocolo de Manchester, aprimorar o fluxo e atendimentos. Agora, estamos avançando para uma nova etapa, que abrange também o setor de internação, inicialmente na área adulta, mas já planejando levar as melhorias para os setores pediátrico e obstétrico”, completou Corrêa.

Hospital Estadual de Santana

Metas de aprimoramento

O médico consultor do Hospital Sírio-Libanês, Brunno Cecentino, reforçou que o HES passa agora por um novo ciclo do Projeto Lean nas Emergências, com a realização de diagnósticos e a coleta de indicadores que irão subsidiar as próximas metas de aprimoramento.

Brunno Cecentino, médico consultor do Hospital Sírio-Libanês

“Essa é uma nova fase do projeto aqui em Santana. Estamos reimplantando as ferramentas de gestão na estrutura atual do hospital, observando avanços importantes desde a última visita”, explicou.

Até esta quinta-feira, 30, o grupo de consultores farão um diagnóstico completo da unidade, que inclui o levantamento de dados sobre o tempo de passagem dos pacientes — desde a chegada e triagem até o atendimento médico e, quando necessário, a internação.

Indicadores avaliados

De acordo com o consultor, um dos principais indicadores avaliados é o 'NEDOCS', sigla em inglês para Escala de Superlotação do Departamento Nacional de Emergência, ferramenta internacional que mede o nível de superlotação em serviços de emergência. 

“Durante a visita, identificamos 37 pontos de cuidado no hospital — entre triagem, observação clínica, medicação e salas vermelhas — e todos esses dados vão compor o diagnóstico final. O objetivo é entender com precisão onde estão os gargalos e como reduzi-los para oferecer mais qualidade e rapidez ao paciente”, acrescentou.

O projeto faz parte de uma série de ações que vêm sendo implementadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para transformar a experiência de quem busca atendimento nas unidades públicas.

“Nosso foco é garantir que a população de Santana, que depende do SUS, tenha acesso a um atendimento de excelência, com tempo de espera reduzido e maior conforto no cuidado. A parceria com o Sírio-Libanês é um passo importante nesse processo de modernização e humanização dos nossos serviços”, observou Jailson.

Profissionais do Sírio Libanês e do Hospital Estadual de Santana

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde