Saúde física e mental para servidores públicos são foco de aula de arte marcial promovida pelo Governo do Amapá
A iniciativa com aula de Tai Chi Chuan integra as ações da gestão estadual dentro da camapanha Outubro Rosa e da celebração do Mês do Servidor.
 
Uma aula especial de Tai Chi Chuan encerrou a programação do Outubro Rosa e o Mês do Servidor, no Salão Nobre do Palácio do Setentrião, em Macapá, nesta quinta-feira, 30. Intitulada "Harmonia em Movimento", a iniciativa faz partes das ações do Governo do Amapá voltadas para promover a saúde física e mental de todos que atuam na gestão pública.
Coordenada pela Secretaria da Casa Civil, a aula marcou o fechamento de uma vasta programação que ocorreu ao longo do mês de outubro em diversos setores do Governo do Estado. A atividade foi realizada com orientação, movimentos e muita informação sobre as artes marciais e a importância delas para o alcance do equilíbrio entre corpo e mente.
"Nós estamos finalizando as ações específicas de outubro, com essa aula muito benéfica, mas trabalhamos de forma contínua e permanente para promover o bem-estar de todos os nossos colaboradores. Seguiremos com outras estratégias nos próximos meses”, ressaltou a coordenadora de Gestão de Pessoas da Casa Civil, Eliana Sousa.
 
A aula foi conduzida pelo mestre de Kung Fu Vietnamita e Tai Chi Chuan, Nielsen Amaral, que pratica a arte marcial há 38 anos. Ele destacou os benefícios dessa meditação em movimento.
"O Kung Fu Vietnamita, especificamente o Tai Chi Chuan, é um estilo que preza a produção de energia, o equilíbrio mental, e físico, só que não é um exercício. O Tai Chuan é uma meditação em movimento em que você regula a sua energia interna, e automaticamente melhora a saúde mental porque ele é antiestresse, antidepressivo. Há benefícios também para as pessoas que têm TDH, autismo, porque como são exercícios meditativos e exercem um maior controle mental, e isso reflete positivamente nessas doenças de inabilidade de fundo mental.
 
O profissional reforçou ainda os inúmeros benefícios das práticas, especialmente para o público feminino, em diferentes fases da vida.
"Para a mulher, é perfeito, porque é de pouco impacto, além de melhorar o condicionamento físico, o movimento cardiovascular, melhorar e muito o desconforto no ciclo menstrual, na menopausa, e ainda é super recomendado para as lactantes, porque como são movimentos muito lentos, têm pouco impacto, mas todo movimento gera uma ativação circular, e isso controlado, com exercício respiratório, proporciona a melhoria e a saúde da gestante, da lactante, como um todo", detalhou o mestre.
 
Quem participou do momento, que exigiu muita concentração, foi a servidora Jarlene Dias, que trabalha nos serviços gerais na sede do Palácio do Governo. Ela relatou que achou a experiência muito inovadora e valiosa.
"Foi algo bem diferente e foi muito bom participar. Gostei muito. Não conhecia esses movimentos dessa arte marcial, achei bastante interessante, ajuda a aliviar o estresse do dia a dia e contribui para a nossa saúde", declarou Jarlene.
 
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
 Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!
 
                             
                             
						 
						 
						 
						 
					 
					 
					 
					 
					 
					 
					 
					 
					 
					 
                                            
                                         
                                            
                                         
                                            
                                         
                                            
                                         
                                            
                                         
                                            
                                         
                                            
                                        