Rio Carnaval e Liesa lançam samba-enredo oficial da Mangueira em homenagem ao mestre Sacaca, guardião da Amazônia negra
Na abertura oficial do clipe, a cantora amapaense Patrícia Bastos dá voz à exaltação ao samba assinado por Joãozinho Gomes e compositores cariocas.
 
A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) e a Rio Carnaval lançaram nesta quinta-feira, 30, em todas as plataformas de áudio, os sambas-enredos oficiais do Carnaval Carioca 2026. Entre as canções que integram o tradicional álbum das escolas de samba, está o samba da Estação Primeira de Mangueira, que presta uma emocionante homenagem ao Amapá pelos saberes de mestre Sacaca, figura emblemática da cultura Amapaense, reconhecido como o “guardião da Amazônia negra”.
Confira o samba-enredo da Mangueira para o carnaval de 2026
Com um tema que exalta os saberes tradicionais, a ancestralidade e a força dos povos da floresta, a Mangueira dá início à contagem regressiva para um desfile que promete emocionar o público na Marquês de Sapucaí. O samba celebra a conexão entre a história do Amapá e a memória afro-amazônica, destacando o legado de resistência e sabedoria popular de Sacaca, símbolo da medicina natural e da identidade amapaense.
A homenagem é resultado de um intenso processo de pesquisa e trocas culturais, que incluiu a visita do carnavalesco Sidney França e de sua equipe ao Amapá. O coleta de informações para a produção do enredo também contou com a parceria de artistas locais e indígenas da Coletiva Waçawara, com apoio do Governo do Estado e da Secretaria de Cultura.
 
Na abertura oficial do clipe, a cantora amapaense Patrícia Bastos dá voz à exaltação ao samba assinado por Joãozinho Gomes e compositores cariocas. A interpretação evidencia o encontro de culturas e sotaques que marca o enredo, reforçando a presença viva da Amazônia na sonoridade da Verde e Rosa.
Para a secretária de Cultura do Amapá, Clicia Vieira Di Miceli, o lançamento oficial traz um sentimento de alegria e orgulho, por representar o reconhecimento nacional da cultura amapaense.
“O lançamento do samba-enredo, que tem a participação de artistas do Amapá e do Rio de Janeiro, é motivo de muito orgulho para todos nós. Ver a Patrícia Bastos abrir o clipe exaltando um samba escrito por Joãozinho Gomes é simbólico, é a Mangueira cantando o Amapá com os amapaenses, com os povos indígenas dentro de todo esse processo. A cada passo, sentimos que se aproxima o grande momento em que a Mangueira vai cantar o Amapá para o mundo inteiro ouvir. É a nossa cultura, nossa ancestralidade e a força da nossa gente ganhando o coração da Sapucaí”, afirmou a secretária.
Com o lançamento oficial dos sambas-enredos do Carnaval Carioca 2026, promovido pela Rio Carnaval e pela Liesa, a Mangueira reafirma seu compromisso com um enredo que une tradição e consciência cultural, traduzindo em poesia e ritmo a riqueza cultural da Amazônia amapaense.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
 Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!
 
                             
                             
						 
						 
						 
						 
                                            
                                         
                                            
                                         
                                            
                                         
                                            
                                         
                                            
                                         
                                            
                                         
                                            
                                        