Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COLABORAÇÃO INSTITUCIONAL

Amapá Previdência e Procuradoria-Geral do Estado reúnem-se para alinhar estratégias jurídicas, em Macapá

O intuito é assegurar mais agilidade, segurança jurídica e harmonia nos atos processuais vinculados ao Governo do Estado.

Por Ana Anspach
31/10/2025 16h03
Representantes da Amprev e da PGE reúnem-se para alinhar estratégias jurídicas

Gestores da Amapá Previdência (Amprev) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) reuniram-se para fortalecer a colaboração institucional, com foco na padronização das defesas processuais previdenciárias e no aprimoramento do fluxo de tramitação de processos. O objetivo é garantir agilidade, segurança jurídica e uniformidade nas ações relacionadas ao Regime Próprio de Previdência do Amapá (RPPS).

Os principais pontos abordados foram: a padronização das defesas com a adoção de modelos e diretrizes unificados para reduzir tempo e inconsistências na elaboração de peças processuais e a melhoria na qualidade e fundamentação dos argumentos jurídicos, assegurando o direito à ampla defesa; eficiência e transparência: com o alinhamento contínuo entre a Amprev e a PGE para obtenção de respostas mais rápidas e coesas aos segurados e beneficiários. 

A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Amapá com a modernização e a excelência na gestão previdenciária, o cumprimento da legislação e a harmonização de entendimento entre os profissionais.

O diretor-presidente da Amprev, Jocildo Lemos, destacou que a adoção de modelos e diretrizes padronizadas reduz o tempo de elaboração das peças processuais, tornando o trabalho mais rápido e eficiente.

Diretor-presidente da Amprev, Jocildo Lemos

“A uniformização diminui o risco de erros e inconsistências, assegurando que os argumentos sejam bem fundamentados. As defesas processuais são essenciais para garantir a ampla defesa, princípios fundamentais do direito, assegurando que as partes possam apresentar suas versões dos fatos e argumentos”, afirmou Lemos.

O alinhamento contínuo em temas previdenciários é fundamental, pois permite que as entidades envolvidas, coordenem as ações, apliquem a lei e otimizem respostas, segundo com os demais participantes: o procurador jurídico da autarquia, Mauro Júnior; o subprocurador-geral do Estado, Narson Galeno; e o procurador Henrique Holanda - responsável pela condução dos processos previdenciários no âmbito da PGE.

Subprocurador-geral do Estado, Narson Galeno

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!