Governo do Estado envia mais de mil litros de água potável para famílias da Vila do Sucuriju, no município de Amapá
Ação humanitária segue o Decreto Estadual n.º 9333/2025 que busca amenizar os impactos da estiagem e da salinização do rio nas regiões dos municípios de Amapá (distrito do Sucuriju), Mazagão, Calçoene e Macapá (distrito do Bailique).
O Governo do Estado enviou neste sábado, 1º de novembro, um caminhão com 200 unidades de água mineral, mais de mil litros, para atender as famílias na Vila do Sucuriju, no município de Amapá. A medida faz parte da ação humanitária que busca amenizar os efeitos do período de estiagem e da salinização da água do rio na região.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Assistência Social (Seas), a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Defesa Civil Estadual, em parceria com a Prefeitura do município de Amapá, seguindo o decreto n.º 9333/2025 do Governo do Estado, que decreta situação de emergência nas regiões dos municípios de Amapá (distrito do Sucuriju), Mazagão, Calçoene e Macapá (distrito do Bailique).
“Nosso governador Clécio Luís determinou a ação das equipes de governo segundo o decreto de situação de emergência em decorrência das estiagens e, nesse momento, a gente está enviando mais de 200 galões de água ao município de Amapá, e de lá segue para a Vila do Sucuriju, que são mais ou menos 12 horas de barco, para auxiliar as famílias nesse primeiro momento, garantindo agora, ajuda humanitária e alívio imediato a todos os moradores da região”, explicou o secretário de Estado da Assistência Social em exercício, Hugo Paranhos.
Vila do Sucuriju
Localizada na foz do Rio Amazonas, no Amapá, a comunidade de Sucuriju enfrenta desabastecimento anual de água potável durante o segundo semestre. A salinização, fenômeno natural que ocorre quando a água do oceano invade os rios de água doce, torna a água imprópria para consumo. Com a estiagem e a falta de chuvas, a coleta e o armazenamento de água potável se tornam difíceis para os moradores.
Para garantir o abastecimento e a segurança hídrica da população até a melhora das condições climáticas, a distribuição emergencial de água mineral é essencial e o Governo segue garantindo que esse acesso esteja à disposição da população.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!