Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO EFETIVA

Governo do Amapá segue com ações de Educação Ambiental para ajudar a reduzir focos de incêndios no período de estiagem

Nesta quarta-feira, 5, uma equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) inicia o segundo ciclo da campanha de prevenção e combate no município de Santana.

Por Alexandra Flexa
03/11/2025 15h35
Ações preventivas de Educação Ambiental percorrem o estado

Mesmo com a redução histórica de focos de incêndios registrados no Amapá este ano pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Governo do Estado segue em campo com o reforço da equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) diante da chegada do período mais crítico de estiagem. Nesta quarta-feira, 5, inicia o 2º ciclo de ações da campanha de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais pelos municípios.

No primeiro ciclo de atividades, que encerrou em 30 de outubro na comunidade de Caranã, foram realizadas 36 ações, com a mobilização de 1.114 pessoas pelas equipes e alcançou cerca de 16 mil moradores. O público alvo são, extrativistas, ribeirinhos, agricultores e pescadores. Além de conversar com eles, as equipes realizam abordagens junto à população para alertá-los sobre os riscos e prejuízos ocasionados pelo fogo.

O público alvo são, extrativistas, ribeirinhos, agricultores e pescadores

Nascido e criado na comunidade Santo Expedito do Rio Preto, José da Silva Dias, de 61 anos, afirma que as orientações técnicas repassadas durante as palestras vieram somar com o trabalho que ele desenvolve na agricultura com a plantação de melancia, macaxeira, banana, batata doce, feijão e hortaliças.

“Para nós é muito importante que essas informações cheguem até aqui, as palestras sobre queima controlada para plantio, como se deve fazer e manejar, tudo isso vem para somar com o nosso trabalho e proteger a plantação e a vegetação em volta. É gratificante contar com esse cuidado e orientações preventivas sobre as queimadas”, destacou Dias.

José da Silva Dias, de 61 anos

A ação de iniciativa da Sema, que acontece em parceria com a equipe do “Amapá Verde” Protetor de Biomas do Corpo de Bombeiros Militar e o Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap), já percorreu 9 municípios desde o início de outubro com atividades educativas e mobilizações nas comunidades e áreas mais vulneráveis ao risco de fogo nesta época crítica do ano.

"O trabalho conjunto das instituições do Governo do Estado já mostraram resultados significativos na redução de focos de incêndio. Além disso, ao levar educação ambiental para as escolas e zonas rurais diretamente dentro das comunidades estamos sensibilizando a população sobre riscos e prejuízos não só ao meio ambiente, mas também a saúde", frisou a secretária de Estado de Meio Ambiente, Taisa Mendonça.

Taisa Mendonça, secretária de Estado de Meio Ambiente

Em campo, as ações se dividem em dois momentos. Pela manhã, a programação contempla palestras e atividades lúdicas para o público infantil nas escolas, que atuam como multiplicadores de informações sobre o cuidado com o meio ambiente. À tarde, as orientações técnicas são voltadas aos moradores da região, promovendo a sensibilização sobre o uso responsável do fogo, queima controlada e protocolos de emergência.

Ação itinerante

A campanha já passou pelos municípios de Calçoene, Amapá, Itaubal, Pracuúba, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho, Laranjal do Jari, Macapá e Mazagão. Nesta quarta-feira, 5, as ações chegam em Santana. O trabalho de prevenção da Sema reforça a atuação do Corpo de Bombeiros na linha de frente de combate ao fogo.

“A campanha reforça a importância da educação ambiental como estratégia permanente de prevenção. O objetivo é fortalecer a gestão ambiental nas comunidades e reduzir, de forma contínua, os focos de queimadas em todo o Amapá. O mais gratificante é ver o quanto as comunidades estão abertas a aprender e a cuidar do meio ambiente junto com a gente. Cada conversa, cada escola visitada e cada produtor orientado representam uma semente de mudança. Quando unimos conhecimento e ação, conseguimos proteger nossas florestas e garantir um futuro mais seguro para todos", declarou a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Renata Camila.

Equipe Sema, Rurap e Corpo de Bombeiros do Amapá

Plano de Prevenção

As ações seguem as diretrizes do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento, Queimadas e Incêndios Florestais do Estado do Amapá (PPCDAP), instrumento da política ambiental estadual voltado à redução do desmatamento e à prevenção de incêndios florestais. As ações seguem com datas programadas nos demais municípios do estado, fortalecendo o trabalho educativo e preventivo em prol da sustentabilidade e da preservação dos recursos naturais.

Confira a programação:

  • Quarta-feira, 5

Município de Santana ( Projeto de Assentamento Agroextrativista Anauerapucu e Cinco Chagas do Matapi)

  • Sexta-feira, 7

Cutias do Araguari

  • Quinta-feira, 13

Município de Oiapoque

  • Segunda-feira, 17

Serra do Navio

  • Terça-feira, 18

Pedra Branca do Amaparí

  • Quarta-feira, 19

Porto Grande

  • Quarta-feira, 26

Município de Vitória do Jarí

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!