Governo do Amapá divulga balanço final da Operação Virtude com fortalecimento e proteção aos direitos da pessoa idosa
Durante o período da operação, foram desenvolvidas ações de fiscalização, visitas domiciliares, palestras educativas e atividades preventivas, repressivas e ostensivas em todo o estado.
No auditório da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o Governo do Amapá apresentou, durante coletiva de imprensa na segunda-feira, 3, o balanço final da "Operação Virtude 2025" destacando os resultados alcançados ao longo de 30 dias de mobilização em todo o estado.
Com o encerramento da edição deste ano, o Governo do Amapá reafirma o compromisso de manter ações permanentes de combate à violência contra idosos e de fortalecer políticas públicas de proteção social, garantindo que o envelhecimento no estado seja vivido com segurança, cuidado e dignidade.
Coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a "Virtude" teve o objetivo prevenir, reprimir e conscientizar a população sobre crimes praticados contra pessoas idosas, garantindo atendimento e acolhimento às vítimas de violência física, psicológica, patrimonial, institucional e de negligência, além de articular ações entre as forças de segurança e redes de proteção social, identificando e coibindo situações de violência.
No Amapá, a operação foi coordenada pela Polícia Civil, por meio da 5ª Delegacia de Polícia da Capital, e contou com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Ministério Público, órgãos municipais, sociedade civil e outros parceiros. As ações foram realizadas de 1º a 30 de outubro e abrangeram tanto a capital quanto municípios do interior.
Resultados da Operação Virtude no Amapá
Durante o período da operação, foram desenvolvidas ações de fiscalização, visitas domiciliares, palestras educativas e atividades preventivas, repressivas e ostensivas em todo o estado. Entre os principais resultados, destacam-se:
Mais de 180 mil pessoas alcançadas com ações presenciais e em mídias digitais;
- Mais de 300 diligências realizadas;
- 75 ações educativas voltadas à conscientização e prevenção;
- 65 denúncias apuradas;
- 15 inquéritos policiais instaurados;
- 15 inquéritos concluídos;
- 4 mandados judiciais cumpridos;
- 177 vítimas atendidas;
- 2 pessoas presas, incluindo um investigado por estelionato contra idosos;
- Dezenas de denúncias do Disque 100 verificadas e apuradas.
A delegada Lívia Pontes, coordenadora estadual da operação, avaliou o resultado como muito positivo e destacou o caráter humano e preventivo da iniciativa que, além da atuação repressiva, o foco foi promover a garantia de direitos e o respeito às pessoas idosas.
"A Operação Virtude 2025 foi muito exitosa. Foi uma grande ação da rede de proteção à pessoa idosa, que conseguiu dar as mãos e enfrentar essa temática, plantando uma semente e dando um primeiro passo tão importante para um público que precisa tanto da nossa atenção. Mais do que números, o que nos toca é o resultado humano. Cada olhar de gratidão, cada depoimento de superação, cada pessoa que conseguimos tirar de uma situação de violência dá sentido ao nosso trabalho. A operação foi muito mais do que policial. Foi uma ação de valorização da pessoa idosa e de reconhecimento da dignidade humana", afirmou a coordenadora.
Ela também ressaltou a abrangência dos trabalhos para as pessoas que convivem com os idosos tanto no âmbito familiar quanto na sociedade. “Também atuamos para mudar comportamentos, como o respeito às vagas exclusivas, e já percebemos resultados no dia seguinte. Ainda assim, alguns casos nos chamam a atenção como situações de cárcere privado, maus-tratos e negligência extrema. Infelizmente, ainda há famílias que veem o benefício do idoso como uma extensão da própria renda. Nesses casos, conseguimos dar uma resposta efetiva ao longo do mês”, completou.
O major Leandro Pantoja, focal da Polícia Militar na "Operação Virtude", reforçou a importância da atuação integrada entre as instituições e a presença das forças de segurança também no interior do estado.
“Foi uma grata missão participar do encerramento das ações da Operação Virtude. Estivemos juntos no planejamento e execução das atividades, não apenas na região metropolitana, mas também em diversos municípios do interior. A operação teve um papel essencial de dar visibilidade à problemática da violência contra a pessoa idosa, e acredito que todas as ações surtiram efeito, especialmente no interior”, destacou Pantoja.
O major citou como exemplo o município de Amapá, onde foram realizadas ações educativas e repressivas.
“Estivemos com grupos de idosos, repassando informações e orientações sobre prevenção à violência, e também apoiamos as diligências da Polícia Civil. Constatamos que o município ainda não possuía um Conselho Municipal da Pessoa Idosa, um órgão essencial para encaminhar casos e fortalecer a rede de proteção. Essa constatação reforça a importância de continuar levando informação e estrutura para todas as regiões do estado”, concluiu o major.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!