Governo do Amapá inicia capacitação de enfermeiros para inserção do DIU e fortalecimento do planejamento reprodutivo
Formação de enfermeiros para inserção do DIU reforça a autonomia das mulheres e fortalece o cuidado integral na Atenção Primária à Saúde.
O Governo do Amapá iniciou na manhã desta terça-feira, 4, a capacitação de profissionais de enfermagem da Atenção Primária à Saúde (APS) para a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU). A formação segue durante os dias 5 e 6 de novembro e tem como objetivo ampliar o acesso das mulheres a métodos contraceptivos seguros e gratuitos, fortalecendo o cuidado, a autonomia feminina e a adesão à implantação de métodos preventivos em todo o estado.
A iniciativa integra as ações de ampliação do planejamento reprodutivo na Rede de Atenção à Saúde (RAS) e reforça o compromisso do Governo do Amapá com a promoção dos direitos sexuais e reprodutivos, assegurados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Essa capacitação reforça o compromisso do Governo do Amapá com a ampliação do acesso à saúde e com o cuidado integral das mulheres. Ao investir na qualificação dos nossos profissionais, estamos garantindo que os serviços cheguem com mais qualidade, acolhimento e resolutividade à população”, destacou Nair Mota, secretária de Estado da Saúde.
Durante o treinamento, os profissionais participam de aulas teóricas nos dias 4 e 5 e, no terceiro dia, das aulas práticas, que abordam acolhimento humanizado, indicações e contraindicações do DIU, técnica de inserção e acompanhamento das usuárias. Após a formação, os participantes estarão aptos a executar o procedimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
“Essa capacitação tem uma parceria importante com o Coren/AP, que integra o conjunto de projetos do conselho voltados à valorização da enfermagem. O curso combina aulas teóricas e práticas, com carga horária específica e participação mínima exigida para certificação. Todo o conhecimento adquirido será colocado em prática nas Unidades Básicas de Saúde, ampliando o acesso das mulheres ao DIU e fortalecendo a Atenção Primária”, explicou Cíntia Pantoja, representante do Coren/AP.
O DIU de cobre é um método contraceptivo reversível, gratuito e altamente eficaz, com duração de até 10 anos. Disponível no SUS, pode ser utilizado por mulheres de diferentes idades, inclusive adolescentes e aquelas que nunca engravidaram.
“O DIU é uma alternativa segura, duradoura e com baixo índice de falhas. Como enfermeira, sempre acompanhei os médicos na inserção e agora chegou nosso momento de incluir esse procedimento em nossa rotina. Levar esse serviço para dentro das UBSs significa mais autonomia e liberdade de escolha para as mulheres”, ressaltou Francisca Oliveira, enfermeira da unidade móvel Carreta Mulher.
A ação faz parte das estratégias do Governo do Amapá para fortalecer o cuidado em saúde sexual e reprodutiva, garantindo que cada mulher possa decidir livremente se, quando e quantos filhos deseja ter, com o apoio de equipes preparadas e acolhedoras.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!