Governo do Amapá alinha estratégias para funcionamento da Casa da Mulher Brasileira, em Macapá
Encontro reuniu os principais atores institucionais envolvidos na implementação do equipamento que atua em conjunto com a Rede de Atendimento à Mulher (RAM).
Um importante passo na implementação da Casa da Mulher Brasileira foi dado pelo Governo do Amapá em conjunto com órgãos e instituições que compõe a Rede de Atendimento à Mulher (RAM) no estado. Nesta terça-feira, 4, ocorreu a assinatura do acordo de cooperação técnica para o funcionamento do espaço. A reunião aconteceu no auditório da Secretaria de Planejamento, em Macapá.
O equipamento público, que está em fase de conclusão das obras pelo Governo do Estado, terá atendimento humanizado e integrado de diversos órgãos que compõe a RAM para garantir acolhimento, proteção e fortalecimento de mulheres em situação de violência no Amapá.
O encontro coordenado pela Secretaria de Políticas para Mulheres (Sepm) contou com a presença de membros do Ministério da Mulher. O acordo de cooperação técnica foi assinado entre os órgãos de Executivo e do Judiciário, para garantir e consolidar em conjunto pela garantia de direitos e pelo fortalecimento da rede de atendimento à mulher.
“O alinhamento com os participes da Casa da Mulher Brasileira é fundamental, e hoje nos reunimos para que possamos iniciar os encaminhamentos necessários para inaugurar esse equipamento tão importante para as mulheres amapaenses”, frisou a secretária de Políticas para Mulheres, Adriana Ramos.
A secretária Nacional de Enfretamento à Violência contra Mulheres, Estela Bezerra, falou do entusiasmo em implantar um dos equipamentos mais modernos no combate à violência contra as mulheres no Brasil.
“Estou aqui em uma visita oficial junto com a nossa equipe sendo acolhida pelo Governo do Estado e pela Secretaria de Políticas para Mulheres, onde estamos implantando uma tecnologia mais avançada para enfrentar o feminicídio”, ressaltou.
A Casa da Mulher Brasileira vai dar celeridade no atendimento às vítimas de violência doméstica no Amapá, a articulação iniciou em 2015 pelo Governo do Estado. O investimento é de R$ 5,5 milhões, frutos de emenda parlamentar articulada pelo presidente do Senado Federal, senador Davi da Alcolumbre, e pela então deputada federal, Aline Gurgel, hoje secretária de Estado da Assistência Social.
“Foi um encontro muito produtivo, com a participação do Governo Federal, para tratar da implantação da tão sonhada Casa da Mulher Brasileira, um equipamento moderno no combate à violência contra as mulheres, e desde 2021 em que nós colocamos a emenda, juntamente com o senador Davi, não paramos de lutar para que esse dia finalmente chegasse. Tenho muito orgulho em fazer parte com toda a Rede de Atendimento, porque esse processo está sendo conduzido por muitas mãos, e se Deus quiser vamos inaugurar até dezembro, porque todas as mulheres importam e nenhuma pode ficar para trás”, destacou Aline Gurgel.
Ao final da reunião, os membros fizeram visita técnica no prédio, que vai funcionar na Rua Floriano Waldeck, n. 1278, bairro São Lázaro, em Macapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!