Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO

Governo do Amapá garante estrutura e leva aplicação do Enem ao Bailique pela primeira vez

Está garantindo transporte, alimentação e alojamento para estudantes das escolas ribeirinhas que farão o exame no próximo fim de semana.

Por Sharlot Sandim
Colaboração: Breno Pantoja
05/11/2025 08h30
O Governo do Amapá organizou uma estrutura especial de transporte fluvial, alimentação e alojamento aos estudantes das escolas mais distantes da região

Pela primeira vez, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado na região do Bailique, distrito de Macapá. A Escola Estadual Cláudio dos Santos Barbosa será o local de prova para 172 estudantes inscritos, que, neste ano, terão a oportunidade de realizar o exame sem precisar se deslocar até a capital.

Para garantir a participação dos alunos, o Governo do Amapá organizou uma estrutura especial de transporte fluvial, alimentação e alojamento para os estudantes das escolas mais distantes da região: Filadélfia, Maria José Campeão e Nair Cordeiro.

A Escola Estadual Cláudio dos Santos Barbosa será o local de prova para 172 estudantes inscritos, que este ano terão a oportunidade de realizar o exame sem precisar se deslocar até a capital

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Ensino Médio da Seed, Maria Cláudia, a realização do Enem no Bailique representa um avanço na política de inclusão educacional do Estado.

“O Enem chegar ao Bailique é um marco para a educação amapaense. Essa conquista garante mais equidade e dá aos nossos alunos das comunidades ribeirinhas as mesmas condições de acesso que os estudantes da capital e do interior. É o Governo do Estado assegurando oportunidades reais para todos”, destacou Maria Cláudia.

Maria Cláudia, gerente do Núcleo de Ensino Médio e Coordenadora da Central do Enem

Logística e preparação
A ação envolve o trabalho conjunto das equipes pedagógicas e administrativas da Seed, responsáveis pela logística de transporte, hospedagem e alimentação dos estudantes e servidores mobilizados para a aplicação da prova. O deslocamento dos alunos das comunidades mais afastadas até a sede do distrito será feito por embarcações contratadas especialmente para o exame.

Além disso, o Governo garantiu locais adequados para descanso e alimentação, assegurando conforto e segurança aos participantes durante os dois dias de prova.

Orientações aos estudantes
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) orienta que os candidatos acessem o Cartão de Confirmação de Inscrição no site oficial do Enem para verificar o local exato de aplicação da prova e os horários de início.

Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, seguindo o horário de Brasília.

Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, seguindo o horário de Brasília

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação