Modernização e inovação fortalecem a gestão patrimonial do Governo do Amapá em encontro com servidores
2º Encontro de Gestores de Patrimônio debate avanços tecnológicos, transparência e eficiência na administração pública.
Servidores responsáveis pela gestão de bens patrimoniais do Estado participaram, na manhã desta quarta-feira, 5, do 2º Encontro de Gestores de Patrimônio. Com o tema “Gestão patrimonial integrada: resultados, inovação e desafios na administração pública”, o evento coordenado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead) foi realizado no Salão Nobre do Palácio do Setentrião, em Macapá.
O encontro reuniu gestores e técnicos de órgãos da administração direta e indireta para compartilhar experiências e debater os avanços alcançados na modernização da gestão patrimonial do Governo do Amapá.
No evento foi destacado o impacto positivo da padronização e modernização dos sistemas de gestão patrimonial, como o SIGA, que busca otimizar rotinas e garantir mais agilidade e precisão no controle dos bens públicos.
Para Roberval Duarte, chefe do setor de patrimônio da Delegacia-Geral de Polícia, a transformação tecnológica tem facilitado o trabalho das equipes.
“A migração para o SIGA foi um marco para todas as secretarias. Com as atualizações mais recentes, o sistema ficou ainda mais eficiente. Antes, um inventário levava mais de um dia para ser concluído; hoje, com a leitura de QR Code, fazemos tudo em minutos. Já concluímos neste ano mais de 80% do inventário e devemos finalizar até o fim de novembro. É um avanço que nos motiva e agradecemos à Sead por essa oportunidade”, destacou Duarte.
O secretário-adjunto de Logística da Sead, Diego Lima, reforçou que o Governo do Amapá aposta em inovação tecnológica para garantir mais transparência, segurança e precisão na gestão pública.
“Hoje contamos com um sistema que realiza o cadastro, movimentação e depreciação dos bens de forma integrada. Estamos em fase de testes com um aplicativo que vai auxiliar na conferência patrimonial, especialmente em órgãos com grande volume de itens. A tecnologia é uma aliada para tornar o processo mais ágil e confiável”, explicou Lima.
Além de debater boas práticas, o encontro teve como propósito fortalecer a rede de gestores patrimoniais e promover a integração entre os órgãos do Estado. “Nosso papel é controlar, orientar e implementar políticas públicas voltadas à boa gestão do patrimônio. Cuidar dos bens públicos é cuidar do que pertence à sociedade. Por isso, essas ações aproximam a Sead dos gestores e fortalecem a governança patrimonial do Estado”, ressaltou Diego Lima.
O servidor Fernando Furriel, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sejusp), também destacou os benefícios da modernização.
“O sistema está em constante aprimoramento e tem facilitado muito nossa rotina. Esses encontros são essenciais para trocarmos ideias e sugerirmos melhorias. O sistema de gestão patrimonial veio para somar e garantir mais controle e transparência sobre os bens sob nossa responsabilidade”, afirmou.
Durante o evento, foram apresentados os resultados do Inventário Itinerante 2024, que antecipa o processo de conferência patrimonial realizado anualmente, e foi lançada oficialmente a edição 2025. O Inventário Itinerante surgiu para orientar os órgãos e tornar o processo de conferência mais tranquilo e transparente. São realizadas visitas técnicas, tira-dúvidas e acompanhamentos da execução.
Ao final da programação, a Sead prestou homenagem aos gestores que mais se destacaram na gestão patrimonial, entregando placas de reconhecimento. O primeiro lugar ficou com a Polícia Militar do Amapá.
“Em nome da Polícia Militar, agradecemos à Sead pelo reconhecimento. Estamos em constante aprendizado e comprometidos em aprimorar a gestão patrimonial. Essa conquista é de toda a equipe”, afirmou o capitão Oberdan Monteiro.
Com foco na modernização, transparência e valorização das boas práticas, o 2º Encontro de Gestores de Patrimônio reafirma o compromisso do Governo do Amapá com uma administração pública mais eficiente, integrada e responsável na utilização dos bens públicos.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!