Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORMAÇÃO

Modernização e inovação fortalecem a gestão patrimonial do Governo do Amapá em encontro com servidores

2º Encontro de Gestores de Patrimônio debate avanços tecnológicos, transparência e eficiência na administração pública.

Por Márcia Fonseca
05/11/2025 17h13
Evento reuniu gestores patrimoniais para promover a integração entre os órgãos do Governo do Estado

Servidores responsáveis pela gestão de bens patrimoniais do Estado participaram, na manhã desta quarta-feira, 5, do 2º Encontro de Gestores de Patrimônio. Com o tema “Gestão patrimonial integrada: resultados, inovação e desafios na administração pública”, o evento coordenado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead) foi realizado no Salão Nobre do Palácio do Setentrião, em Macapá.

O encontro reuniu gestores e técnicos de órgãos da administração direta e indireta para compartilhar experiências e debater os avanços alcançados na modernização da gestão patrimonial do Governo do Amapá.

Transparência e valorização das boas práticas, marcam 2º Encontro de Gestores de Patrimônio

No evento foi destacado o impacto positivo da padronização e modernização dos sistemas de gestão patrimonial, como o SIGA, que busca otimizar rotinas e garantir mais agilidade e precisão no controle dos bens públicos.

Para Roberval Duarte, chefe do setor de patrimônio da Delegacia-Geral de Polícia, a transformação tecnológica tem facilitado o trabalho das equipes.

Roberval Duarte, chefe do setor de patrimônio da Delegacia-Geral de Polícia

“A migração para o SIGA foi um marco para todas as secretarias. Com as atualizações mais recentes, o sistema ficou ainda mais eficiente. Antes, um inventário levava mais de um dia para ser concluído; hoje, com a leitura de QR Code, fazemos tudo em minutos. Já concluímos neste ano mais de 80% do inventário e devemos finalizar até o fim de novembro. É um avanço que nos motiva e agradecemos à Sead por essa oportunidade”, destacou Duarte.

O secretário-adjunto de Logística da Sead, Diego Lima, reforçou que o Governo do Amapá aposta em inovação tecnológica para garantir mais transparência, segurança e precisão na gestão pública.

Diego Lima, secretário-adjunto de Logística da Sead

“Hoje contamos com um sistema que realiza o cadastro, movimentação e depreciação dos bens de forma integrada. Estamos em fase de testes com um aplicativo que vai auxiliar na conferência patrimonial, especialmente em órgãos com grande volume de itens. A tecnologia é uma aliada para tornar o processo mais ágil e confiável”, explicou Lima.

Além de debater boas práticas, o encontro teve como propósito fortalecer a rede de gestores patrimoniais e promover a integração entre os órgãos do Estado. “Nosso papel é controlar, orientar e implementar políticas públicas voltadas à boa gestão do patrimônio. Cuidar dos bens públicos é cuidar do que pertence à sociedade. Por isso, essas ações aproximam a Sead dos gestores e fortalecem a governança patrimonial do Estado”, ressaltou Diego Lima.

O servidor Fernando Furriel, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sejusp), também destacou os benefícios da modernização.

Fernando Furriel, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sejusp),

“O sistema está em constante aprimoramento e tem facilitado muito nossa rotina. Esses encontros são essenciais para trocarmos ideias e sugerirmos melhorias. O sistema de gestão patrimonial veio para somar e garantir mais controle e transparência sobre os bens sob nossa responsabilidade”, afirmou.

Durante o evento, foram apresentados os resultados do Inventário Itinerante 2024, que antecipa o processo de conferência patrimonial realizado anualmente, e foi lançada oficialmente a edição 2025. O Inventário Itinerante surgiu para orientar os órgãos e tornar o processo de conferência mais tranquilo e transparente. São realizadas visitas técnicas, tira-dúvidas e acompanhamentos da execução.

Ao final da programação, a Sead prestou homenagem aos gestores que mais se destacaram na gestão patrimonial, entregando placas de reconhecimento. O primeiro lugar ficou com a Polícia Militar do Amapá.

Gestores destaque da Polícia Militar

“Em nome da Polícia Militar, agradecemos à Sead pelo reconhecimento. Estamos em constante aprendizado e comprometidos em aprimorar a gestão patrimonial. Essa conquista é de toda a equipe”, afirmou o capitão Oberdan Monteiro.

Com foco na modernização, transparência e valorização das boas práticas, o 2º Encontro de Gestores de Patrimônio reafirma o compromisso do Governo do Amapá com uma administração pública mais eficiente, integrada e responsável na utilização dos bens públicos.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!