Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTENCIA INFANTIL

'Tenho total assistência e apoio, isso faz toda diferença na nossa caminhada', diz mãe de bebê em tratamento complexo no HCA

Tayna Ferreira dos Santos, de 38 anos, é mãe do pequeno Jorge Gabriel, que fica na unidade de longa permanência do Hospital da Criança e do Adolescente e oferece acolhimento integral a crianças com doenças crônicas e suas famílias.

Por Roberta Corrêa
06/11/2025 10h39
Tayna Ferreira dos Santos, de 38 anos, mãe do pequeno Jorge Gabriel

No Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), o cuidado ultrapassa os limites da técnica, ele é guiado pelo amor e pela dedicação de profissionais que acolhem mães e filhos em jornadas de longa permanência. Na unidade de pacientes crônicos, sete crianças recebem acompanhamento contínuo, sendo cinco delas residentes que não podem realizar o tratamento em casa. São crianças com doenças e histórico de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que precisam de uma atenção constante e especializada.

Tayna Ferreira dos Santos

Entre as mães que vivem essa rotina está Tayna Ferreira dos Santos, de 38 anos, mãe do pequeno Jorge Gabriel, que nasceu prematuro com sete meses e apresenta um quadro clínico delicado. Desde o nascimento, o bebê está sob cuidados intensivos e segue sendo acompanhado pela equipe do HCA.

“Desde o nascimento, meu filho está na UTI e agora segue no acompanhamento aqui no hospital. Fico até as 18h com ele e, quando preciso descansar, sei que ele está cercado de profissionais atentos, cuidadosos e muito humanos. Tenho total assistência e apoio, isso faz toda diferença na nossa caminhada”, relata emocionada Tayna. 

Unidade de Cuidados de Longa Permanência (UCLP) no HCA

As crianças recebem o acompanhamento da equipe multidisciplinar, onde o cuidado é realizado pelo médico da unidade, bem como a equipe de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia e odontologia. Cada paciente e sua família são atendidos de perto pela equipe psicossocial do hospital, com o objetivo de oferecer suporte emocional, orientação e escuta atenta, garantindo que o tratamento seja também um processo de acolhimento e fortalecimento.

Kamila Nobre, responsável técnica da Unidade de Cuidados de Longa Permanência (UCLP)

“Quando o cuidado envolve o núcleo familiar, é mais acolhedor e contribui para o sucesso na melhora do paciente”, destaca Kamila Nobre, responsável técnica da Unidade de Cuidados de Longa Permanência (UCLP).

A responsável técnica Kamila Nobre, explica que o trabalho é desenvolvido de forma integrada, garantindo atenção total às necessidades das crianças e de suas famílias.

“Aqui, cada criança tem uma história única, e nosso compromisso é oferecer um cuidado completo, que envolve corpo, mente e coração. A presença das mães e o envolvimento da família fazem parte do processo de recuperação”, enfatiza a técnica. 

A presença constante das mães e o vínculo construído com a equipe de saúde são parte essencial da recuperação das crianças. No HCA, cada gesto, cada cuidado e cada palavra de incentivo ajudam a transformar o ambiente hospitalar em um espaço de esperança e afeto, onde o amor também é parte do tratamento.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde
TAGS: Hcal