Governo do Amapá encerra ciclo formativo do Programa Criança Alfabetizada com foco em práticas de leitura e escrita
Mais de 200 professores participaram das formações voltadas à alfabetização e recomposição das aprendizagens na rede estadual.
O Governo do Amapá realizou, na quarta-feira, 5, as formações do Programa Criança Alfabetizada 2025 (PCA) e da Recomposição das Aprendizagens, no auditório do Sebrae, em Macapá. As atividades reuniram mais de 200 professores da rede estadual, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Educação (Seed). A programação teve como objetivo fortalecer o processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Durante a manhã, ocorreu a 4ª Formação para Professores Alfabetizadores, destinada aos docentes do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental das escolas urbanas, do campo e quilombolas. Com o tema “Para ler e escrever na escola: a construção de um ambiente de cultura escrita na alfabetização”, o encontro marcou o encerramento do ciclo formativo de 2025 do Programa Criança Alfabetizada.
A programação começou com um momento de acolhida e retrospectiva das ações do programa ao longo do ano, seguido da abertura oficial, com a composição da mesa de autoridades e breves falas sobre a importância da formação continuada.
A manhã seguiu com apresentações culturais e pedagógicas, incluindo a canção “O Caderno”, de Toquinho, interpretada por estudantes da Escola Estadual Araçary Corrêa Alves, sob a orientação da professora Simara Moraes. O momento foi seguido pela leitura de uma carta aberta pela estudante Ana Letícia Galvão Negrão, da Escola Estadual Santuário do Perpétuo Socorro, e pela apresentação de letramento literário conduzida pela professora formadora Lidiane Tavares.
Após as apresentações, ocorreram as falas institucionais do titular da Coordenadoria de Educação Básica e Profissional (Cebep), Cleiberton Riullen, e da secretária adjunta de Políticas Educacionais, Danielle Dias, que destacaram o compromisso da rede estadual com a alfabetização na idade certa.
“O evento do Programa Criança Alfabetizada fechou um ciclo formativo para 2025, voltado para professores do primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental. Mais de 200 docentes participaram, e a Secretaria de Educação vem garantindo mais conhecimento e propostas que beneficiam a alfabetização dos nossos estudantes. Com oficinas e momentos de diálogo, os professores puderam socializar e aprender práticas que fortalecem o ensino e a aprendizagem, promovendo uma leitura e escrita mais significativas e conectadas ao mundo atual”, destacou Danielle Dias.
O turno da manhã foi encerrado, e, em seguida, os educadores participaram de oficinas formativas em salas temáticas, conduzidas pelas formadoras do programa, com foco em estratégias pedagógicas de leitura, escrita e alfabetização. Formação de Recomposição das Aprendizagens reforça práticas de avaliação e ensino de matemática.
No período da tarde, o auditório recebeu a 3ª Formação de Recomposição das Aprendizagens, voltada aos professores do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. A temática “Recomposição de Aprendizagens: (Re)avaliar para Transformar” abordou metodologias e estratégias para o desenvolvimento das competências em língua portuguesa e matemática.
Durante o encontro, os docentes participaram de momentos de estudo, trocas de experiências e oficinas voltadas à análise dos resultados de aprendizagem, com ênfase na criação de estratégias para recompor o percurso escolar dos estudantes.
“Essa formação faz parte de uma ação integrada entre a Cebep e o Codnope, que busca potencializar o processo de formação dos nossos professores dos anos iniciais. Nosso foco é oferecer ferramentas e práticas que auxiliem na avaliação dos alunos e no planejamento de ações inclusivas, considerando as necessidades de aprendizagem. Nesta edição, demos ênfase à matemática, uma área que exige atenção especial para ampliar a proficiência e melhorar o fluxo escolar”, explicou a secretária.
As duas formações integram a política de valorização e formação continuada da Seed, fortalecendo o compromisso do Governo do Amapá em garantir uma educação pública de qualidade, com foco na alfabetização na idade certa e no aprimoramento das práticas pedagógicas em toda a rede estadual.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!