Curso de ‘Fotografia Sustentável’ ofertado pelo Governo do Amapá para adolescentes abrigados no Cesein encerra com exposição em Macapá
Capacitação gratuita, realizada em parceria com a Ueap, teve duração de um mês e ensinou a usar a fotografia como ferramenta de conscientização ambiental.
O curso de “Fotografia Sustentável” promovido pelo Governo do Amapá, em parceria com a Universidade do Estado (Ueap), para jovens do Centro de Medidas Socioeducativas de Internação Masculina (Cesein), é um exemplo de educação, inclusão e consciência ambiental.
A professora mestre da Ueap, Karol Levy, destacou que a experiência foi transformadora, tanto para os alunos quanto para ela, que teve seu primeiro contato com jovens em conflito com a lei e conviveu com eles em um ambiente acolhedor e respeitoso.
“Os adolescentes aprenderam técnicas de fotografia, com um olhar crítico sobre sustentabilidade, incluindo temas como mudanças climáticas, poluição, biodiversidade e descarte correto de lixo eletrônico. A proposta incentivou uma reflexão sobre o meio ambiente por meio da arte, mostrando como a fotografia pode ser uma ferramenta de transformação social”, destacou a mestre.
A iniciativa mostra como a arte e a educação podem ser caminhos para ressocialização, autoexpressão e conscientização ambiental.
O diretor-presidente da FSA, Alysson Souza, ressaltou que o projeto deu novas perspectivas de futuro aos jovens, mostrando a importância de oportunidades qualificadas na socioeducação.
“Concretizar esse projeto, que contou com protagonistas ativos, foi muito importante para a valorização dos menores. Eles tiveram um olhar atento e expressarem sentimentos visualizando novas possibilidades de futuro. Vamos continuar proporcionando qualificações. Projetos como esse não apenas capacitam jovens em situação de vulnerabilidade, mas também humanizam o sistema socioeducativo, provando que investir em educação e cultura gera frutos positivos para a sociedade”, frisou Souza.
A acadêmica do curso de Design, Yoon Jung, teve a primeira experiência trabalhando com a socioeducação.
“O interesse dos meninos produziu trabalhos com qualidade. Espero que o projeto tenha continuidade e continue contando com o apoio da universidade e de outras instituições, valorizando o estudo e a pesquisa. Todos merecem ser incentivados e devem alcançar uma vida com qualidade”, pontuou Yoon.
Cesein
O Cesein atende adolescentes do sexo masculino, de 12 a 18 anos incompletos, excepcionalmente até 21 anos, sentenciados pelo sistema de Justiça com medida socioeducativa de internação.
A unidade executa ações que estimulam a formação de atividades e hábitos necessários ao desenvolvimento dos adolescentes, nos aspectos disciplinares, higiene pessoal, saúde, vida coletiva, oficina de música, arte, educação, esporte e lazer.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!