Amapá amplia acesso à PrEP com o Centro de Referência em Doenças Tropicais e reforça prevenção contra o HIV
De janeiro a outubro de 2025, o Amapá registrou 296 novos casos de HIV, número superior aos 279 casos notificados em 2024.
Com o objetivo de ampliar a prevenção ao HIV no Amapá, o Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT) reforça a oferta da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), um método comprovadamente eficaz para evitar a infecção pelo vírus.
A PrEP consiste no uso diário, ou sob demanda, de medicamentos antirretrovirais por pessoas que não têm HIV, mas que estão em maior risco de exposição. De acordo com o diretor do CRDT, Leonardo Pereira, a estratégia é uma ferramenta essencial no enfrentamento à doença.
“A Profilaxia Pré-Exposição é uma medida preventiva segura, indicada para pessoas que podem estar em situações de maior vulnerabilidade. Quando usada de forma correta, ela reduz em mais de 90% o risco de infecção por via sexual”, explica o diretor.
O método é indicado para pessoas com comportamentos ou contextos que aumentam a chance de contato com o vírus, como: pessoas com múltiplos parceiros sexuais; pessoas trans; pessoas que não utilizam preservativo de forma consistente; pessoas com parceiros vivendo com HIV; profissionais do sexo; pessoas com IST recente sífilis, gonorreia, clamídia; e usuários de drogas injetáveis.
Além desses grupos, qualquer pessoa que se sinta em situação de vulnerabilidade pode buscar a profilaxia, desde que atenda aos critérios clínicos avaliados nas consultas e exames iniciais.
“Não é preciso comprovar comportamento de risco. Basta a pessoa se sentir exposta e procurar o serviço de saúde para fazer a avaliação”, reforça Leonardo Pereira.
Onde conseguir
No Amapá, a PrEP está disponível de forma gratuita no Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), localizado na Rua Jovino Dinoá, nº 1251, bairro Central, em Macapá. A profilaxia faz parte da política nacional de prevenção combinada, coordenada pelo Ministério da Saúde e oferecida pelo SUS.
O tratamento não substitui o uso de preservativos e não previne outras infecções sexualmente transmissíveis (como sífilis, gonorreia e clamídia) nem a gravidez.
Situação do HIV no Amapá
De janeiro a outubro de 2025, o Amapá registrou 296 novos casos de HIV, número superior aos 279 casos notificados em todo o ano de 2024, segundo dados do SAE. O aumento reforça a importância de estratégias preventivas como a PrEP e do diagnóstico precoce.
“Nosso foco é ampliar o acesso à prevenção e fortalecer a conscientização. Quanto mais pessoas souberem que a PrEP existe e que está disponível gratuitamente, mais vidas conseguiremos proteger”, conclui o diretor.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!