Amapá conquista o 5º lugar geral na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética
Estudante de Santana, Stephany Xavier Custódio representou o estado e alcançou destaque entre as federações brasileiras.
O estado do Amapá alcançou o 5º lugar geral na etapa final da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), que aconteceu nos dias 6 e 7 de novembro, em Brasília (DF). O evento educacional é um dos maiores do país voltado para o uso racional e consciente da energia, e a conquista do estado representa mais um marco de educação e sustentabilidade.
O resultado foi fruto do desempenho da estudante Stephany Xavier Custódio, da Escola Estadual Prof.º Afonso Arinos de Melo, do município de Santana. A unidade, de gestão compartilhada entre Governo do Amapá e Polícia Militar (PMAP), é bicampeã estadual e, nesta edição, ganhou 32 premiações na ONEE, além de também conquistar o prêmio professor destaque com a docente Josicleide Nahum Pelaes.
Pelo destaque nacional, a estudante Stephany Custódio, de 13 anos, que está no 8º ano do ensino fundamental, ganhou medalha da colocação e um voucher de R$ 2 mil em experiências na plataforma “Viva”. Para ela, a disputa entre as 27 federações foi acirrada, mas o apoio de sua escola foi fundamental.
“Foi uma experiência muito grande para mim participar da ONEE. Eu me preparei muito com os materiais que o professor disponibilizou para estudar e eu fiquei muito feliz em ter conseguido alcançar nota suficiente para representar o estado e a minha escola em Brasília”, afirma a estudante.
ONEE
A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), envolvendo 48 distribuidoras de energia de todo o país. A competição é voltada para estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e professores de todo o Brasil, e realiza desafios gamificados, simulados interativos e a prova, aplicada digitalmente nos respectivos estados.
Ao todo, a educação do Amapá obteve 165 premiações, sendo 110 medalhas de escolas estaduais de Macapá, Santana, Mazagão, Serra do Navio e Oiapoque. O restante, 55 medalhas, foram de instituições de ensino privadas.
Confira as escolas estaduais do Amapá que se destacaram na ONEE 2025:
- E. E. Profº. Afonso Arinos de Melo Franco (Santana): 32 premiações
- E. E. Barão do Rio Branco (Macapá): 26 premiações
- E. E. Duque de Caxias (Oiapoque): 5 premiações
- E. E. Profª. Risalva Freitas do Amaral (Macapá): 15 premiações
- E. E. Maria Ivone de Menezes (Macapá):12 premiações
- E. E. Colônia de Água Branca (Serra do Navio): 3 premiações
- E. E. Profª. Josefa Jucileide Amoras Colares (Macapá): 2 premiações
- E. E. Profº. Antônio Messias Gonçalves da Silva (Macapá): 9 premiações
- E. E. Rio Navio (Mazagão): 6 premiações
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!