Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JUVENTUDE

Governo do Amapá apoia a eleição para a Mesa Diretora do Conselho Estadual de Juventude, em Macapá

Os eleitos participam da COP30 e reafirmam o compromisso com a contribuição ativa da juventude na construção de políticas públicas.

Por Ana Anspach
11/11/2025 17h10
Eleição dos novos dirigentes para o Conselho Estadual de Juventude

Pela segunda vez, acontece, com o apoio do Governo do Estado, a eleição para a presidência do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve). A secretária de Estado da Juventude (Sejuv), Priscila Magno, e Geiza Miranda, representante da sociedade civil, deixam a diretoria. Assumem a presidência Otávio Pantoja e a vice-presidência Adrilene Carvalho.

A nova diretoria participa da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que ocorre em Belém (PA), no período de 10 a 21 de novembro, com o objetivo de discutir as preocupações dos jovens sobre a crise climática, a promoção da educação e a busca por soluções inovadoras, entre outras pautas.

A secretária Priscila Magno destacou a relevância da posse e a responsabilidade dos novos integrantes do Conselho, ferramenta essencial para incluir os jovens no processo de construção de políticas públicas.

“O momento é de renovação e nosso desejo é que, cada vez mais, os conselheiros possam contribuir, de forma coletiva, para a história da juventude amapaense. Cada um tem a responsabilidade de manter o vínculo com suas bases e trazer as vozes que representa. O Conselho deve ser um espaço de unidade e maturidade, onde o que nos une é sempre maior do que as diferenças”, afirmou a secretária.

O ato de posse simboliza um marco para a juventude e reafirma a importância da participação em espaços de poder e decisão. Dessa forma, os novos dirigentes poderão colaborar na definição de medidas que atendam às reais necessidades dos jovens, garantindo a participação na construção do próprio futuro.

O presidente eleito, Otávio Pantoja, ressaltou que ocupar esse espaço fortalece o diálogo com a sociedade civil e com outras secretarias, além de ampliar a escuta para a criação de políticas que assegurem direitos.

“Queremos um Conselho que funcione como um espaço de participação social, fiscalização, debate e proposição de diretrizes para ações governamentais voltadas à juventude. Nossa primeira missão é participar da COP30, que é uma grande oportunidade para a juventude exigir sua inclusão nas discussões e tomar decisões que afetarão nosso futuro. Na nossa gestão, vamos ampliar o diálogo sobre a criação do Fundo Estadual de Juventude. Avançamos muito no primeiro ano do Conselho e vamos continuar ampliando nossa participação e inserção social”, frisou Pantoja.

Vice-presidente, Adrilene Carvalho (à esquerda) com o presidente Otávio Pantoja

Conselho Estadual de Juventude
O Conselho é um órgão de caráter consultivo, vinculado diretamente à Sejuv. Tem como objetivo promover a participação dos jovens na elaboração, formulação e avaliação das políticas públicas de juventude no Estado, além de propor, fiscalizar e avaliar a gestão de recursos e a rede de serviços. Também contribui para a formulação e o monitoramento do Sistema e do Plano Estadual de Juventude, conforme o Estatuto, assegurando a participação popular.

Nova diretoria é eleita para o CEJUVE

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Juventude