Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Governo do Amapá realiza 1ª Feira Literária Inclusiva Quilombola e celebra talentos de alunos com deficiência

Evento contará com lançamento do livro “Vozes, Batuques, Escritas, Cores e Caminhos Poéticos dos Alunos Quilombolas PCD” por meio da Política Nacional Aldir Blanc.

Por Breno Pantoja
14/11/2025 08h00
A iniciativa proporcionou um espaço de expressão livre, promovendo reflexão sobre a existência humana, condições educacionais, culturais e sociais

O Governo do Estado do Amapá realiza o lançamento do livro “Vozes, Batuques, Escritas, Cores e Caminhos Poéticos dos Alunos Quilombolas PCD”, que fará parte da 1ª Feira Literária Inclusiva Quilombola (FLINQ) e contará com um coquetel de celebração. O evento acontecerá no dia 19 de novembro, na União dos Negros do Amapá (UNA), das 9h às 12h.

A FLINQ é uma iniciativa vinculada à Política Nacional Aldir Blanc, através da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Edital nº 001/2024 PNAB/Secult/AP, e tem como objetivo estimular alunos com deficiência das escolas quilombolas estaduais a desenvolverem a escrita criativa, por meio de contos e poesias. Foram realizadas seis oficinas de escrita criativa, abordando temas centrais como memórias das ancestralidades, saberes da cultura negra das comunidades quilombolas e técnicas de escrita.

A iniciativa proporcionou um espaço de expressão livre, promovendo reflexão sobre a existência humana, condições educacionais, culturais e sociais, e incentivando a interação e o vínculo dos alunos com a comunidade em que vivem.

O público-alvo do projeto foram os alunos quilombolas com deficiência, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e da 1ª à 3ª séries do ensino médio

O público-alvo do projeto foram os alunos quilombolas com deficiência, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª séries do Ensino Médio, das Escolas Estaduais quilombolas Professor David Miranda dos Santos e José Bonifácio, em Santana e Macapá.

O livro, organizado pela escritora e professora Márcia Galindo, coordenadora da FLINQ, reúne trabalhos de 44 autores, contemplando mais de 100 produções literárias que retratam vivências, essências e saberes desses alunos. 

“A FLINQ é uma oportunidade única de mostrar o talento e a criatividade dos nossos alunos quilombolas com deficiência. Queremos que cada participante se sinta valorizado e reconhecido por suas produções, além de inspirar outros estudantes a explorarem sua própria escrita”, destacou Márcia Galindo, coordenadora da FLINQ.

Márcia Galindo, coordenadora da FLINQ

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação