COP30: governador Clécio Luís busca cooperar com cidade da França e atrair investimentos em energia renovável
Primeiro encontro bilateral do Amapá na COP30 aproximou regiões em busca de desenvolvimento econômico e defesa da Amazônia amapaense.
Entre as negociações de uma Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP), as reuniões bilaterais são uma excelente oportunidade de aproximar regiões, compartilhar ideias e conquistar investimentos para governos subnacionais. Nesta segunda-feira, 10, o governador Clécio Luís se reuniu com o Èric Piolle, prefeito de Grenoble, em busca de uma cooperação por energia renovável.
“Grenoble é referência mundial em energia renovável. Mostramos para o prefeito os nossos projetos e pedimos apoio, tanto de cooperação técnica, que vamos assinar ainda durante a COP, mas também para investimentos em energia renovável no Amapá, como solar, eólica, de biomassa e híbrida. Este é o caminho que o Amapá está trilhando para dar exemplo ao mundo”, evidenciou Clécio Luís.
Realizada pela primeira vez na Amazônia, a COP30 reúne lideranças mundiais e sociedade civil para discutir soluções concretas diante da crise climática. Organizada pelo Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), a programação iniciou nesta segunda-feira e vai até o dia 21 de novembro, em Belém, capital do Pará. Chefiando uma comitiva com mais de 300 pessoas, o governador Clécio Luís cumpre agenda intensa na COP30.
ACOMPANHE AS NOTÍCIAS DO AMAPÁ NA COP30
O Amapá é o único estado brasileiro a ter fronteira com a França, por meio do território da Guiana Francesa. A proximidade possibilitou aos governos o diálogo durante a COP30 e a oportunidade de construção de novos projetos.
"O empoderamento dos governos subnacionais é muito importante e essa parceria entre cidades fortalecem essas parcerias. As questões internacionais são muito complexas e reuniões como essa acabam ajudando e acelerando a cooperação. O poder local e a participação popular é que fazem as coisas acontecerem", descreveu o prefeito Èric Piolle.
Clécio Luís apresentou ao prefeito os ativos ambientais do Amapá, o histórico de diversificação energética do Amapá, com enorme potencial solar e eólico, devido à posição geográfica privilegiada, com litoral aberto para o oceano, linha do equador e sol todos os dias. Além disso, o Amapá oferece segurança ambiental, jurídica e política para receber novos investimentos.
O encontro contou com participação de secretários do Governo do Amapá, e representantes dos poderes Legislativo e Judiciário.
"Aqui está representado todo o estado do Amapá, com o Executivo, Legislativo e o Judiciário, mostrando que essa pauta ambiental é uma preocupação institucional. E essa parceria, sem sombra de dúvidas, vai colaborar muito para o desenvolvimento sustentável do Amapá", afirmou o desembargador Rommel Araújo, do Tribunal de Justiça do Amapá.
A COP da Amazônia
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) iniciou nesta segunda-feira, 10, e segue até 21 de novembro de 2025, em Belém, no Pará. Realizada pela primeira vez na Amazônia, a COP30 reúne lideranças mundiais, cientistas, representantes de governos, empresas, organizações e sociedade civil para discutir soluções concretas diante da crise climática. A presença robusta do Amapá simboliza o fortalecimento da região no centro das discussões globais sobre sustentabilidade.
Com cerca de 73,5% de seu território sob proteção ambiental, incluindo unidades de conservação, terras indígenas e quilombolas, o Governo do Estado pretende mostrar que é possível unir conservação ambiental, inovação e desenvolvimento social.
A iniciativa é resultado de um esforço conjunto de órgãos estaduais, como as fundações de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap) e de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (Fundação Marabaixo), o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), e as Secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), Cultura (Secult), Meio Ambiente (Sema), Planejamento (Seplan), Povos Indígenas (Sepi), Juventude (Sejuv), Educação (Seed), de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Amapá Internacional) e a Agência de Desenvolvimento Econômico (Agência Amapá), que atuam de forma integrada na elaboração e apresentação de projetos.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!