Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MAIS UMA ETAPA

‘Ter esse apoio é algo incrível’, diz estudante do Amapá no segundo dia de ‘Aulão Show’ preparatório para o Enem

Guilherme Rodrigues, de 18 anos, é um dos candidatos que se preparam para a prova deste domingo, 16.

Por Joyce Batista
13/11/2025 11h30
Guilherme Rodrigues, de 18 anos

O Governo do Amapá segue oferecendo suporte aos alunos das escolas estaduais que são candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta quinta-feira, 13, está sendo realizado o segundo dia de ‘Aulão Show', desta vez focado nas disciplinas da segunda parte da prova: Ciências da Natureza e Matemática, que serão aplicadas no domingo, 16.

O Aulão, realizado em Macapá, reuniu cerca de 3 mil alunos concluintes da educação básica. Entre eles, o Guilherme Rodrigues, de 18 anos, da Escola Estadual Antônio Cordeiro Pontes, localizada na capital. Para ele, que sonha em cursar Geografia, esse reforço na reta final ajuda muito na preparação.

“Certo, o Enem é uma grande prova da nossa vida porque marca uma parte que termina o nosso ensino médio e inicia a construção da nossa vida. Ter esse apoio da Central do Enem é algo incrível, porque eles sabem que tem muitas pessoas que não têm essa oportunidade. Com essa ajuda, a gente chega com confiança, com força e conhecimento. Tanto a escola quanto o Estado ajudaram nesse momento, e sabemos que temos que nos esforçar para conquistar o nosso futuro, e isso aqui é primordial”, conta Guilherme.

Essa política pública tem amparado estudantes há quase 10 anos, como Eloara Santana, de 17 anos

As aulas especiais que antecedem a prova fazem parte das ações da Central do Enem, iniciativa do Governo do Amapá que promove, durante todo ano, o ensino especializado para o Exame no contraturno das aulas, em 13 escolas polos de Macapá e Santana. Os demais municípios também recebem capacitações de seus servidores para a aplicação das revisões.

Ivone Conceição, secretária adjunta de Gestão de Pessoas da Seed

“Estamos neste intensivo, com a revisão de ciências da natureza e matemática. Então, nossos alunos estão aqui se preparando para mais um dia de prova e nós, enquanto Secretaria de Educação, ofertamos esse apoio, visando a educação superior”, afirma a secretária adjunta de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Ivone Conceição.

Segundo ″Aulão Show″ abordou ciências da natureza e matemática

Essa política pública tem amparado estudantes há quase 10 anos, como Eloara Santana, de 17 anos, da Escola Estadual Profº. Antônio Ferreira Lima Neto, também em Macapá. A estudante está se preparando para conquistar uma vaga no curso de medicina ou jornalismo.

“Eu assisti às aulas da Central do Enem durante o ano, e os professores foram muito pertinentes nos conteúdos necessários. O programa não só ajuda aqueles que não têm condições financeiras de pagar um cursinho, mas também auxilia na hora de eliminar todas as questões da prova, saber verificar os detalhes; porque o Enem não é só uma prova com conteúdo, mas ele é estratégico, exige interpretação”, diz Eloara.

Eloara Santana, de 17 anos

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação